segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Santa Luzia: Palestras são realizadas nos USF's em alusão ao setembro amarelo

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) realizou no decorrer do mês palestras em alusão ao Setembro Amarelo nas USF 's do município.

A ação foi ministrada pelas psicólogas do NASF Silmaria Freitas, Kivinny Queiroz e Lilian Sodré nas USF’s do município. A psicóloga Kivinny ressaltou sobre a importância de discutir sobre o assunto para trazer conhecimento para a população e tirar dúvidas.  “Durante todo mês de Setembro realizamos ações a fim de sensibilizar a população e profissionais de saúde a respeito da saúde mental. O principal objetivo do Setembro Amarelo é conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade que estamos vivenciando. Sabemos que a melhor forma de evitar o suicídio é através do diálogo e da discussão sobre o assunto.”

A Coordenadora do NASF, Priscilla Santana relatou que no município já ocorreram 3 casos de tentativa de suicídio no mês de setembro, se fazendo ainda mais necessário debater sobre a prevenção do suicídio. “ Muitas pessoas que assistiram a palestra sentiram a necessidade de procurar ajuda, onde a demanda das psicólogas cresceu muito e vamos dar continuidade a esse projeto, porque a prevenção não pode ser apenas em setembro e sim o ano todo.” 

A Secretária de Saúde, Joyce Santana concluiu agradecendo por todo apoio das equipes envolvidas na ação e finalizou “Gostaria de agradecer a colaboração e comprometimento do Prefeito Fernando Brito, sempre nos dando apoio nas ações, a participação do CREAS em todas as ações e principalmente as psicólogas da saúde, Kivinny Queiroz, Silmaria Freitas e Lilian Sodré que vem fazendo um excelente trabalho, independente do horário ou dia de trabalho. E as coordenadoras Mayssa Carvalho da Atenção Básica e Priscilla Santana coordenadora do Nasf.”

A ação encerrará amanhã (28/09) com a palestra no Pronto Atendimento, com as psicólogas e o psiquiatra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.