segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Governo da Bahia monta comitê de crise para enfrentamento das chuvas


As secretarias e órgãos estaduais da Bahia iniciaram uma mobilização para desenvolverem ações que reduzam os impactos negativos das fortes chuvas que atingem as diversas regiões da Bahia neste final de ano.

Um comitê de gerenciamento de crise está sendo montado em Jequié, uma das cidades mais atingidas e que sofreu com enchentes neste final de semana. No Município, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia já atua para dar socorro às pessoas desabrigadas e desalojadas por conta das chuvas.

Nesta segunda-feira, 26, o governador em exercício, Adolfo Menezes, se reuniu com secretários estaduais e o governador eleito, Jerônimo Rodrigues, para definir estratégias de prevenção e enfrentamento às enchentes. O governador Rui Costa também participou da reunião, de forma virtual.

“Todas as nossas energias estão em salvar vidas. Estamos acompanhando Jequié e outros municípios que estão ilhadas em áreas rurais, com ponte danificadas ou estradas sem condição de trafegabilidade. Estamos nesse momento cuidando para que as pessoas possam passar por essa situação”, disse o governador eleito, Jerônimo Rodrigues.

O petista ainda apontou que as ações precisam ser voltadas para prevenção, para evitar que os municípios da região sofram com enchentes anualmente.

“Vamos ter que conversar com os prefeitos dos municípios para saber quais serão as medidas. Esse é o terceiro ano consecutivo com os rios de Jequié acima. Ontem e hoje eu vi com muita tristeza as pessoas correndo para salvar o que poderia nos comércios. Quero dividir essa ação em duas etapas, uma agora com prefeitos, Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil. E vamos na sequência estudar uma forma que a gente não precise passar todos os anos por situações dessas. É esse meu compromisso”, falou.

Medidas

Entre as prioridades estão levar água potável e comida, além de restabelecer o fornecimento de energia elétrica para os moradores das áreas isoladas.

“A hora é de muito trabalho e solidariedade. Nosso objetivo é dar as mãos e salvar vidas. Em seguida, vamos iniciar o trabalho de recuperação da infraestrutura”, afirmou Adolfo.

Para mitigar os efeitos dos alagamentos, dois decretos serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) ainda hoje. Um dos decretos estabelece de forma unilateral situação de emergência nos municípios afetados, o que facilita o acesso a recursos e a outros tipos de apoio à população.

O segundo decreto reativa o Comitê Multidisciplinar que trabalhará junto aos municípios para sistematizar, a médio prazo, o suporte às cidades atingidas pela água.

Sobrevoo

No início da tarde, Adolfo Menezes e Jerônimo Rodrigues farão um sobrevoo de helicóptero pela região atingida para avaliar os estragos provocados pelos temporais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.