segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Bahia está mobilizada para apoiar municípios afetados pelas enchentes

Visitas e sobrevoos foram realizados pelos governadores em exercício, Adolfo Menezes, e diplomado, Jerônimo Rodrigues, durante a tarde desta segunda-feira (26), em municípios do sudoeste baiano, onde ocorrem alagamentos e inundações devido às fortes chuvas que afetam a Bahia nos últimos dias. Em Jequié, Jitauna e Ipiaú, os governadores monitoraram a situação e as ações emergenciais realizadas pelas forças estaduais e fizeram vistorias também por terra nas áreas afetadas. Na mesma região, também realizaram sobrevoo no distrito de Palmeirinha, que pertence ao município de Aiquara.

Em todas as cidades visitadas, as autoridades estaduais e municipais participaram de reuniões com dirigentes dos órgãos envolvidos na força-tarefa para dar socorro e assistência à população afetada pelos alagamentos. No primeiro momento, além dos resgates de pessoas ilhadas ou desabrigadas, a prioridade é garantir suprimentos básicos e o reestabelecer o fornecimento de energia elétrica nas áreas afetadas.

Salvamento aéreo

Presente na região sudoeste desde o domingo (25), o Grupamento Aéreo Graer da Polícia Militar (Graer-PMBA) tem unido esforços para dar suporte à população atingida pelas fortes chuvas durante o final do ano de 2022.

Um helicóptero e oito policiais militares especialistas em voo trabalham nas ações em municípios como Vitória da Conquista e Jequié, além de pequenos distritos. Eles levam alimentos, água, fraldas, medicamentos e outros materiais, além de dar socorro a quem precisa ser resgatado de áreas que oferecem risco.

Nesta segunda-feira (26), a aeronave transportou uma parturiente e o filho dela recém nascido. Mércia de Oliveira e o bebê Henri Gabriel precisavam de atendimento médico e foram levados do distrito de Areião para a sede da cidade de Mirante.


Rodovias afetadas pelas chuvas 

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa o registro de 48 ocorrências em rodovias baianas em decorrência das chuvas desde o mês de novembro. Deste total, 35 pontos já estão com o tráfego restabelecido, sete trechos estão com tráfego interrompido e seis com o trânsito liberado em meia pista. As intervenções também contam com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura. 

Trechos com tráfego interrompido

Médio Rio de Contas

Ponte sobre o Rio de Contas - BA-650: Ipiaú - Itagibá (*NOVO)

1 - O nível da água invadiu a pista na ponte sobre o Rio de Contas, na BA-650, entre Ipiaú e o distrito de Japomirim, em Itagibá, com as chuvas da madrugada desta segunda-feira (26/12). A equipe técnica da Seinfra está acompanhando a situação e irá aguardar a redução do nível da água no local para fazer uma avaliação na estrutura do equipamento. A passagem de veículos sobre a ponte está interrompida.

Ponte sobre o Rio de Contas - BA-130: BR-330 - Distrito de Itajuru (Jequié) (*NOVO)

2 - Uma erosão na cabeceira da ponte sobre o Rio de Contas, na BA-130, entre a BR-330 e o acesso ao distrito de Itajuru, em Jequié, foi registrada com as chuvas da madrugada desta segunda-feira (26/12). A equipe técnica da Seinfra interditou o equipamento com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e aguarda a redução do nível da água para fazer uma inspeção a fim de avaliar a estrutura. A passagem de veículos sobre a ponte foi interrompida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.