sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Araputanga: Sem terras tentam invadir fazenda, produtores rurais se unem e invasão é frustrada; veja vídeos!

Um grupo de produtores rurais se mobilizou nesta quinta-feira (03/11), contra a tentativa de invasão de uma fazenda no município de Araputanga (345 km de Cuiabá). Ao menos 100 famílias chegaram no local com um documento, alegando ter direito de ocupar as terras, que seriam “devolutas da União”. A tentativa de invasão frustrada terminou no final da tarde.


Nas primeiras horas da manhã, dezenas de veículos chegaram em comboio até a Fazenda Canaã e as pessoas só não entraram nos limites da área, porque a fazenda conta com segurança privada. Elas passaram a tarde toda diante da porteira e a Polícia Militar foi acionada para manter a segurança.

Horas depois, com a mobilização de outros fazendeiros da região, desistiram da ocupação.

“Nunca vi uma coisa tão bonita como essa. Cerca de 300 fazendeiros, pecuaristas, produtores rurais, pessoal da região, gente de Poconé, Lacerda, Jauru, Cáceres… todo mundo aqui chegou, conversou amistosamente e eles recuaram e foram embora. Graças a Deus”, informou a advogada da Fazenda Canaã, Ana Lucia Alvarez.

A reportagem apurou que um homem chegou e se apresentou como advogado do grupo de posseiros e disse estar em posse de um documento, onde estava a matrícula de uma propriedade devoluta da União, ao qual teriam direito.

Os funcionários da fazenda mostraram a ele a documentação da propriedade, que não condizia com a matrícula que eles apresentaram. Mesmo assim, o grupo permaneceu acampado.

Os fazendeiros da região, assim que souberam da situação, se mobilizaram e foram até o local e passaram a negociar a desocupação. Por volta das 17h30, as famílias foram embora.

Ainda não há confirmação se o grupo de invasores pertence ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Veja vídeos abaixo:

Fonte:  Site PowerMix

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.