terça-feira, 6 de setembro de 2022

Santa Luzia: Realizado um lindo desfile cívico em comemoração ao dia da Independência do Brasil

Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, a Prefeitura Municipal de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer realizaram nesta terça-feira (06/09) o desfile cívico com o tema: "Brasil... eu conto, Bahia... eu canto e Santa Luzia... eu encanto."  

Neste ano, o histórico 7 de setembro de 1822 completa 200 anos. A homenagem aconteceu na Avenida 02 de Julho com as apresentações dos pelotões de todas as escolas da Rede Municipal e da Escola Estadual, assim como apresentações das Fanfarras de Santa Luzia, Jussari e Itapebi, que abrilhantaram ainda mais o desfile com as belas apresentações. 

O Prefeito Fernando Brito resgatou a tradição dos grandes desfiles no município de Santa Luzia. A população estava ansiosa e empolgada com as apresentações, que foram bem elaboradas e seguiram uma linha, onde todas as escolas contaram uma história sobre o Brasil e a sua pluralidade. 

A Escola Municipal Santa Luzia desfilou com o tema Emancipação política no Brasil, a Conjuração Baiana, Brasil é Pátria… Independência ou morte, Gigante pela própria natureza e a Educação prepara as novas gerações. 

O Centro Educacional de Santa Luzia veio com o tema “Passado… Primeiros tempos da República… Família Real no Brasil. Presente… Crises (nem todos queriam a independência) e Conquistas… Constituição de 1824… Fim da Escravidão no Brasil (dominação e resistência). Futuro… O avanço na Política e na Ciência; Independência e Democracia; Democracia e resistência; Força e Independência; BAHIA... Símbolo da resistência e Conquista.”

 


O Colégio Estadual Jorge Amado com os pelotões “Brasil... Diversidade e pluralismo; Por dentro somos todos da mesma cor… Vidas negras importam;”

A Escola Municipal Agnaldo Ferreira dos Santos veio apresentando o tema “O que é que a BAHIA tem? Bahia... Seus Cantos e Ritmos.”

As Escolas do Campo vieram com a ala contando a história de arriba saia a Santa Luzia, História e Progresso e a ala se o homem do campo não planta a cidade não janta, onde foi realizada a entrega de mudas de plantas e a entrega dos produtos produzidos com nossas potencialidades as autoridades presentes.

A Escola Municipal José Almeida apresentou o tema “Educação… Semente da Pátria e alicerce do mundo.”

O Grupo Escolar de Betânia com os pelotões Lagoa Dourada; Gruta do Lapão e Jacarandá. 

O Grupo Escolar Elizabeth Castro alunos de ontem, profissionais de hoje, representando a realidade dos do Passado, que usavam uniformes padronizados com muito carinho e amor em busca de conhecimento e no futuro se transformaram em Profissionais por excelência.


Encerrando com o Grupo Escolar Belanísia com as manifestações culturais, trazendo para avenida a capoeira, dança, esportes e zumba.

A população acompanhou o desfile, relembrando os tempos em que grandes desfiles eram realizados no município e exaltou que há muitos anos não acontecia um evento tão grande e bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.