quinta-feira, 1 de julho de 2021

Manchas de óleo voltam a aparecer em praia na Bahia

 

Novas manchas de óleo foram registradas nas praias de Itacimirim na manhã desta quarta-feira (30), descobertas pelos moradores e já estudadas por especialistas. Mas será que são novas mesmo? De acordo com o Francisco Kelmo, diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de novas as manchas não tem nada. 

“Na verdade, a gente descobriu elas de ontem para hoje, mas o material que está lá é antigo. A nossa suspeita é que estejamos lidando ainda com os resíduos de 2019. Pelas características que verifiquei hoje, é um material que estava soterrado e que, com as mudanças de tempo, frente fria, chuvas fortes e muita ventania, esse material foi desenterrado”, explica o biólogo.

O material não foi encontrado em grande quantidade, mas foi o suficiente para ser notado pelos moradores da região, que imediatamente ligaram para Kelmo, pesquisador na área há 26 anos. De acordo com o especialista, o óleo achado é cru de alta intensidade e, por isso, não flutuava na superfície da água. Ao chegar na zona mais rasa e encontrar estruturas rochosas, como corais, o material grudava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.