quinta-feira, 16 de novembro de 2017

COM HOMENAGENS A GUERRERO, PERU BATE NOVA ZELÂNDIA E VOLTA À COPA APÓS 36 ANOS

Depois de 36 anos, o Peru voltará a disputar uma Copa do Mundo. Na madrugada desta quinta-feira, a seleção peruana recebeu a Nova Zelândia, em Lima, e derrotou o adversário pelo placar de 2 a 0, pela repescagem, garantindo a última vaga para o Mundial da Rússia em 2018. No jogo de ida, as equipes tinham empatado em 0 a 0.

Horas antes da partida, a emoção já tomava conta dos presentes no Estádio Nacional de Lima. Sem disputar uma Copa do Mundo desde 1982, a torcida compareceu em peso e alguns já se comoveram antes de a bola rolar com a chegada da bandeira do país, que veio de helicóptero.
Maior ídolo da torcida, Paolo Guerrero, suspenso por doping, não pôde atuar, mas foi um dos personagens do confronto. Além de seu nome estar estampado em diversas camisas nas arquibancadas, o camisa 9 também figurou no uniforme de aquecimento de todos as atletas, que homenagearam o jogador com uma imagem do atleta e os dizeres “Força, Paolo!”.
Em campo, Ruídiaz foi o escolhido pelo técnico argentino Ricardo Gareca para substituir Guerrero, mas foi com Advíncula que o Peru quase abriu o placar, logo aos dois minutos. Em uma amostra do que seria a partida, o camisa 17 arriscou de fora da área a acertou o travessão de Marinovic.
Após o primeiro lance de perigo, a Nova Zelândia repetiu o feito na partida na Oceania e se fechou em seu campo. Na metade da primeira etapa, os neozelandeses chegaram a ter 10 atletas dentro de sua área em um ataque dos mandantes.
Assim, o Peru precisou de uma jogada individual para conseguir furar o bloqueio e inaugurar o marcador. Aos 27 minutos, o são-paulino Cueva recebeu lançamento pela esquerda, fez boa jogada individual e, entre três marcadores, rolou para Farfán dentro da área. O camisa 10 dominou e chutou muito forte, no alto, para abrir o placar.
Na comemoração, Farfán, amigo pessoal de Guerrero, pegou uma camisa do centroavante e celebrou com os companheiros. Depois, sozinho, caiu no gramado e chorou muito com o uniforme do camisa 9.
Antes do intervalo, na marca dos 40 minutos, a Nova Zelândia chegou a assustar em um cabeceio de Reid, enquanto Trauco e Farfán quase marcaram para o Peru, mas Marinovic fez uma incrível sequência de defesas.
Na etapa final, o tento decisivo e que trouxe alívio aos peruanos saiu aos 19 minutos. Após a cobrança do escanteio, Farfán desviou, a bola ficou viva na área, sem que a zaga da Nova Zelândia conseguisse cortar. Na sobra, o zagueiro Christian Ramos apareceu livre e soltou uma bomba para estufar a rede e definir a classificação.
Dessa forma, a seleção peruana irá disputar o seu primeiro Mundial desde 1982, quando foi eliminada ainda na primeira fase. O país também esteve nas Copas de 1930, 1970 e 1978. Já os neozelandeses tentavam ir ao torneio pela terceira vez na história, sendo que caíram na fase de grupos em 1982 e 2010.

A relação de 32 equipes classificadas para a Copa do Mundo do próximo ano está totalmente preenchida. Após longas eliminatórias, todos os participantes do Mundial foram definidos, assim como os potes do sorteio do dia 1º de dezembro. Serão cinco participantes da América do Sul, 14 da Europa, cinco da Ásia, cinco da África e três das Américas Central e do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.