quinta-feira, 9 de julho de 2015

SANTA LUZIA: PREFEITURA REALIZA TRABALHOS DE ODONTOLOGIA NAS ESCOLAS

A Equipe de Saúde Bucal de Santa Luzia realizou, nesta quarta-feira (08/07/2015), em conjunto com a Coordenação do Programa de Saúde na Escola (PSE), atividades de Educação em Saúde Bucal incluindo Palestras, entrega de kits de escovação, escovação supervisionada e aplicação de Flúor, que contribuiu para reduzir a ocorrência de cárie de 60 a 80%. A partir da avaliação do profissional, os alunos são encaminhados à unidade de saúde para receber o atendimento odontológico mais rigoroso.



Nesse trabalho, os profissionais de odontologia realizam visitas periódicas nas escolas municipais, onde oferecem o exame bucal – também chamado de triagem – para avaliar as condições de saúde e avaliar a necessidade de tratamento dentário,classificando os indivíduos com relação ao risco de cárie e doenças gengivais (grupos de riscos). Esta classificação facilita a identificação de necessidades mais urgentes e auxilia o planejamento de ações no serviço odontológico.


As atividades foram realizadas no Grupo Escolar de Bethânia pelos cirurgiões-dentistas Alberic Costa, Luiz Felippe Halla, Yan Muniz, Juliana Leandro (Coordenadora de Saúde Bucal), Rodrigo Pontes (Coordenador do PSE), contando também com a ajuda da auxiliar (ACD) Juciléa Carvalho bem como toda equipe da escola. 

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, mostra o seu compromisso com o serviço de Saúde Bucal, que, além de garantir a qualidade de vida da população, também serve para reduzir a demanda de atendimentos nas unidades básicas de saúde.

De acordo com o prefeito de Santa Luzia, Antônio Guilherme “Ao receber o atendimento da equipe odontológica, as crianças terão mais facilidade para aprender os cuidados com a saúde bucal. E esse trabalho será feito de forma dinâmica e interativa, para facilitar o aprendizado”.



Segundo ele, o trabalho de prevenção é fundamental para evitar doenças e garantir o bem-estar da criança: “O cuidado com a saúde bucal é imprescindível para reduzir o risco de doenças cardíacas, perda de memória, infecções e inflamações, entre outras doenças. Além disso, garante a autoestima da criança e transforma o ato de escovar os dentes em uma prática prazerosa. Por isso, a nossa meta é fortalecer cada vez mais esse projeto”.



As atividades terão continuidade em outras escolas do município".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.