quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

HOSPITAL RECEBE 700 ATESTADOS EM TRÊS MESES E COMEÇA A INVESTIGAR PEDIDOS

A  direção do Hospital Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, investiga o número excessivo de atestados de saúde apresentados por médicos, enfermeiros e técnicos. Em três meses, são 700 casos, de mais de dois mil documentos recebidos pela direlção do hospital. Entre eles, tem casos em que o profissional de saúde apresentou a licença médica e foi flagrado em postagens em redes sociais em locais como praia, por exemplo, informa a diretoria.
"Todo atestado nós vamos mandar para Siast [Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador], que é onde nós fazemos a entrada dos atestados, e qualquer atestado que nós tivermos dúvida, nós vamos mandar para o Cremeb [Conselho Regional de Medicina do Est da Bahia] para que seja analisado se é verídico ou não é. Tem casos em que eles botam [nas redes sociais]. Apresentam o atestado e aparecem em redes sociais com fotografias. E nós não aceitamos esse atestado", afirma José Carlos Pitangueira.
Depois da clínica médica e da clínica cirúrgica, o setor de emergência é o mais prejudicado pelo número excessivo de atestados médico. Só no final de semana, a diretoria do hospital recebeu mais 11 atestados.
O HGCA tem quase dois mil funcionários, entre administrativos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, responsáveis diariamente por mais de 300 procedimentos de saúde. Por plantão, o hospital mantém equipe com mais de 60 especialistas. Destes, 20 são médicos.
O que tem preocupado a diretoria é que muitos profissionais se ausentam dos plantões sob a alegação de problemas de saúde. Eles apresentam atestados médicos e deixam de comparecer ao trabalho, principalmente aos finais de semana e durante os períodos de festa.
A supervisora de enfermagem admite que, com a falta dos profissionais, os substitutos ficam sobrecarregados. "A gente tem ciência disso, de que um profissional que trabalha 12 horas ou até 24 horas, como a gente tem na escala, ele não vai ter o mesmo desempenho de um profissional que está chegando descansado no serviço", comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.