quinta-feira, 6 de novembro de 2014

SESAB RECEBE 122 NOTIFICAÇÕES DE CHIKUNGUNYA EM UMA SEMANA

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recebeu 122 novas notificações de febre Chikungunya no período de uma semana. Entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, o número de casos notificados passou de 1.491 para 1.613. O número de municípios de onde vieram as notificações também aumentou de 49 para 51. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 6.







Segundo a Sesab, 572 desses casos foram confirmados. Feira de Santana continua sendo o município mais afetado, com 419 confirmações. Já Riachão do Jacuípe, a 191 km de Salvador, teve 148 confirmações, um aumento de aproximadamente 80,5% no número de casos em relação à última semana.
A capital baiana, onde já foram confirmados dois casos, Alagoinhas, Cachoeira e Amélia Rodrigues, que tiveram uma confirmação cada, não tiveram novos registros de confirmação. Ainda de acordo com a Sesab, estes municípios têm apresentado casos da doença devido a vínculo epidemiológico com Feira de Santana.

Entenda a Febre Chikungunya
 
A Febre Chikungunya pode ser transmitida tanto pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, quanto pelo Aedes albopictus, transmissor da febre amarela. Os sintomas mais comuns são: febre acima de 39ºC, dores nas articulações, na cabeça e nos músculos e manchas vermelhas na pele que costumam durar de três a 10 dias. Os sintomas tendem a surgir entre dois e dez dias após a picada do inseto. 
O tratamento consiste em manter o doente bem hidratado e administrar os sintomas. Contudo, mesmo depois de tratada a febre, as dores musculares ainda podem persisitir por meses. Nestes casos, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia.

Coleta de pneus
 
Por também ser transmitida pelo Aedes aegypti, as formas de combate à Chinkungunya são as mesmas que as da dengue. Uma delas, não deixar água parada em pneus fora de uso, pode ser alcançada com ajuda de pontos de coleta para reciclagem. Em Salvador, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) mantém dois pontos de coleta, através da iniciativa Reciclanip.
Outros 18 municípios da Bahia também são atendidos, com um ponto cada. O telefone de contato de cada ponto de coleta está disponível do site da entidade.

Confira outras medidas de combate à Chikungunya e à dengue:

- Não deixar água acumulada e parada em lajes, calhas, ou em embaixo de vasos de plantas;
- Limpar e manter caixas d'água sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- Vasilhas que servem para animais beberem água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e mantidas secas;
- Garrafas e outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado);
- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
- Avisar imediatamente os agentes públicos de saúde sobre irregularidades fora do seu alcance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.