quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Outubro Rosa: Brasil Deve Registrar 73,6 Mil Novos Casos de Câncer de Mama em 2025


O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou nesta sexta-feira (3), em pleno Outubro Rosa, dados alarmantes que reforçam a necessidade de conscientização e ações de saúde pública. O relatório "Controle de câncer de mama no Brasil: dados e números 2025" estima que o país registrará 73.610 novos casos de câncer de mama ao longo deste ano.

Câncer de Mama é a Principal Causa de Morte por Câncer em Mulheres

O câncer de mama se mantém como a principal causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras. O Inca revelou que, somente em 2023, mais de 20 mil óbitos foram contabilizados pela doença.

Apesar dos números altos, o relatório apontou um dado positivo: houve uma redução da mortalidade entre as mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos no período de 2020 a 2023.

Sudeste Lidera Incidência; Roraima Registra Maior Mortalidade

O estudo detalha a distribuição da doença no país:

  • Incidência: A Região Sudeste apresenta a maior incidência de câncer de mama no Brasil. Entre as unidades da federação, Santa Catarina (Sul) registra a maior taxa.
  • Mortalidade: As regiões Sul, Sudeste e Nordeste lideram em números de mortes. As maiores taxas de mortalidade, no entanto, foram observadas em Roraima (Norte), Rio de Janeiro (Sudeste) e Rio Grande do Sul (Sul), nessa ordem.

O documento lançado pelo Inca serve como ferramenta crucial para orientar gestores e profissionais de saúde no aprimoramento das estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento em todo o território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.