Cinco dias se passaram desde a fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, e nenhum criminoso foi recapturado. Da quinta-feira (12), dia em que a ação criminosa aconteceu, até segunda-feira (16), três suspeitos de participação no crime foram mortos e dois presos. Os fugitivos, no entanto, continuam soltos, o que gera preocupação para os moradores e evidencia a desarticulação da política penitenciária do estado, segundo especialistas.
“Não há um número preciso para saber em quanto tempo (a captura) deve ser feita, mas quanto mais rápido, melhor. É preciso que seja feita uma operação séria para ver se existe algum tipo de agente corrupto que esteja ligada com essa fuga. Isso é muito sério, não pode acontecer e não pode virar regra”, disse Rafael Alcadipani, professor da Fundação Getúlio Vargas e membro do Fórum Brasileiro.
Para Dudu Ribeiro, coordenador da Rede de Observatórios da Segurança na Bahia e cofundador da Iniciativa Negra, o tempo de recaptura tem relação direta com a capacidade investigativa das forças de segurança. Segundo ele, o atual modelo favorece, sobretudo, a Polícia Militar em detrimento da Polícia Científica, do Departamento de Polícia Técnica e do uso do recurso para inteligência e investigação.
De acordo com a Polícia Civil, três suspeitos de participação foram mortos em confrontos com as equipes de segurança na sexta-feira (13). Jaione Santos de Souza, 33 anos, apontado como um dos participantes do resgate, morreu após resistir a abordagem policial em sua residência. No local, foram apreendidos um revólver, outra arma e munições, que coincidem, segundo a polícia, com as utilizadas na invasão ao presídio.
Outros dois suspeitos, identificados como Fernando Correia Santos, 35 anos, e David Silva Souza, 32 anos, morreram em confronto com a Polícia Militar. “Ambos eram apontados como mentores do resgate dos 16 detentos”, disse, em nota, a Polícia Civil. As mortes aconteceram na sexta-feira, mas só foram confirmadas no último domingo (15).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.