O governo da Austrália pode determinar uma idade mínima para crianças utilizarem redes sociais no país. A medida seria diante de citações relacionadas a problemas e preocupações com a saúde mental e física. A iniciativa iria contrariar as reações de defensores dos direitos digitais que alertam que a determinação poderia causar atividades online perigosas.
Segundo publicação da Folha de S.Paulo, o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese afirmou que será realizado um teste de verificação de idade antes de aplicar as leis para as redes sociais em 2024. A idade pode ser limitada entre 14 e 16 anos.
“Quero ver as crianças longe de seus dispositivos e nos campos de futebol, piscinas e quadras de tênis”, constatou Albanese à Australian Broadcasting Corp.
“Queremos que tenham experiências reais com pessoas reais porque sabemos que as redes sociais estão causando danos sociais”, completou.
A proposição faria com que a Austrália estivesse entre os primeiros países do mundo a implementar uma restrição de idade nas redes sociais. Outras tentativas, a exemplo da União Europeia fracassaram após reclamações, principalmente sobre redução dos direitos online de menores de idade. (Bahia Notícias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.