sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Petrobras aumenta preço do querosene de aviação em 17%

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (2/2) um aumento de 17,1% no preço do querosene de aviação (QAV) vendido às distribuidoras. No início de janeiro, a companhia havia anunciado uma redução de 11,6% no QAV.

Segundo a Petrobras, a alta acumulada no preço do combustível é de 3,5% em 2023. Os ajustes nas tarifas do QAV são mensais, definidos por meio de contratos negociados com as distribuidoras. “Os preços de venda de QAV da Petrobras buscam equilíbrio com o mercado e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”, informou a Petrobras, em nota.

O querosene de aviação é o combustível que abastece aviões e helicópteros dotados de turbina a jato e turboélices. Seu principal uso é no transporte aéreo comercial. O QAV produzido nas refinarias é vendido pela Petrobras apenas para as distribuidoras, que transportam e comercializam esses produtos para empresas de transporte aéreo ou para revendedores. As distribuidoras e os revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos brasileiros e pelos serviços de abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.