segunda-feira, 14 de março de 2022

Santa Luzia: Secretaria Municipal de Saúde nas USF’s do município, a Campanha do Março Verde, mês dedicado ao combate da tuberculose

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no período  de (08/03 à 11/03), nas USF’s do município, a Campanha do Março Verde, mês dedicado ao combate da tuberculose. 

  


A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que normalmente afeta os pulmões, porém pode acometer outros órgãos. Os sintomas mais comuns da doença são: tosse seca ou com secreção; cansaço excessivo e prostração; febre baixa geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado; rouquidão.

A principal forma de prevenção da tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina é dada nas crianças ao nascer e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea. 

A forma mais eficaz de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento imediatamente. Após 15 dias de tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença, entretanto o tratamento é realizado em um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. Após isso, o médico avalia se o paciente está completamente curado. 


As campanhas têm o objetivo de alertar e informar a população sobre doenças que são comuns, mas que se não tratar e diagnosticar podem levar a óbito. As ações são realizadas mensalmente com temas diferentes em todas as USF’s do município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.