segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Santa Luzia: Secretaria de Saúde adere a Campanha do Fevereiro Lilás, mês dedicado ao combate e diagnóstico precoce do câncer

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no período de (08/02 à 11/02), nas USF’s do município, a Campanha do Fevereiro Lilás, mês dedicado ao combate e diagnóstico precoce do câncer. 

A Campanha tem o objetivo de informar a população sobre as formas de prevenção do câncer, como diagnosticar e os possíveis tratamentos. O tratamento é realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de forma gratuita, que pode ser realizado através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea.

Como forma de prevenção é necessário adotar uma rotina de alimentação saudável, praticar exercícios físicos, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, receber a vacina contra o HPV, que previne do câncer do colo do útero, a vacina de hepatite B, que previne o câncer de fígado, evitar o sol sem proteção das 10h às 16h e entre outros cuidados. 

Qualquer anormalidade no corpo é necessário procurar imediatamente uma unidade de saúde. O corpo pode dar sinais como protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo, cansaço inexplicável e perda de energia, hematomas frequentes, sangramento anormal, dor contínua, febre ou sintomas inespecíficos que não melhoram, dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos.

A Secretária de Saúde, Joyce Santana relatou que o Fevereiro Lilás visa aumentar a conscientização sobre o câncer e incentivar a sua descoberta precoce. Dessa forma são realizadas salas de espera nas USF's para informar a população sobre os diversos casos de câncer. Assim como será realizado no próximo mês o Março Verde que é o mês de Conscientização em Combate à Tuberculose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.