quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Brasil é o país mais atingido por raios no mundo e frequência vai subir

 

Com 70 milhões de raios por ano, o Brasil é o lugar do mundo mais atingido por esses fenômenos na Terra. Um recém-lançado livro de cientistas do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe), alerta que, com as mudanças climáticas, esse número subirá para uma média de mais de 100 milhões de raios por ano até o fim do século. As informações são do O Globo.

O maior aumento, cerca de 50%, ocorrerá na Amazônia, com implicações para o equilíbrio da floresta, as telecomunicações e as redes de energia. A região já é o lugar com o maior número de descargas elétricas do país pela combinação de tamanho com tempestades frequentes. 

Estão na Amazônia os municípios com maior frequência de raios, assim como a área do país mais castigada por eles. No Sul e no Sudeste ocorrem raios por cerca de cinco meses por ano.

A força dos raios no país está registrada nos recordes oficiais da Organização Meteorológica Mundial (OMM), que reconheceu como o raio mais longo do mundo o que cobriu uma distância horizontal de 709 quilômetros, no Rio Grande do Sul, em 31 de outubro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.