sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Santa Luzia: Realizada nova coleta para uma análise da água do Chafariz do distrito Nova Betânia e da Embasa

Na última quinta-feira (02/09), estiveram no município de Santa Luzia técnicas do NRS- SUL ILHÉUS ( Núcleo Regional de Saúde Sul), a fim de realizar uma análise da água do Chafariz do distrito Nova Betânia e da Embasa. A primeira análise foi realizada no Laboratório da UESC, onde a água do Chafariz deu insatisfatória, então foi solicitado uma segunda análise realizada pelo LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública) em Salvador. 

Segundo a técnica do NRS SUL, Fabiana Gomes após receber o comunicado da Secretaria de Saúde de Santa Luzia com os relatos dos 28 casos de diarreia, caracterizado como um surto, foi solicitado que algumas medidas preventivas fossem realizadas pelo município, como distribuição de hipoclorito, a suspensão temporária do Chafariz, vigilância e observação das pessoas que estavam tendo diarreia, como também foi realizado o RT-PCR para descartar a hipótese de covid-19, já que diarreia é um dos sintomas, entretanto todos os testes deram negativo. 

As técnicas do NRS- SUL ILHÉUS, Fabiana Gomes da Vigilância Epidemiológica e Fabiana Campos da Vigilância em Saúde Ambiental estiveram na USF Nova Betânia para entrevistar a enfermeira da Unidade, Manoela Clécia sobre as medidas tomadas e preencher um relatório sobre a evolução dos casos de diarreia.  No período da tarde, as técnicas do NRS- SUL,  acompanhadas pela equipe da Vigilância Sanitária do município, realizaram as coletas da água do Chafariz e da Embasa e encaminharam as amostras para o LACEN em Salvador.



Segundo Fabiana Gomes da Vigilância Epidemiológica, caso o resultado dê satisfatório na segunda análise das fontes, o Chafariz será reaberto, mas caso dê insatisfatório novamente será analisada uma medida de tratamento para esta água. O resultado das amostras serão emitidos entre 05 a 07 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.