segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Baianos criam novo dispositivo para testagem rápida de teor alcoólico

 

Um novo dispositivo de testagem rápida para medição de teor alcoólico na saliva foi desenvolvido por estudantes de biotecnologia, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Vitória da Conquista. A invenção consiste em um equipamento pessoal que pode ser carregado facilmente para qualquer lugar, como um chaveiro.

À frente do projeto, Natália Aboboreira explica que para utilizar o protótipo basta levar a extremidade da fita até a boca, durante 5 segundos, para, em seguida, colocar a fita na ampola com a solução reagente e aguardar por até 2 minutos. Os resultados são exibidos pela mudança de cor do reagente colorimétrico, consequência da reação realizada.

Natália conta que a ideia de desenvolver o projeto surgiu através do Desafio de Inovação Aberta da Ambev, do qual participou junto aos colegas Natália Padre e Nilton Lima. “Enxergamos o desafio como uma oportunidade, visto que temos afinidade com os temas empreendedorismo e inovação, além das partes mais técnicas como o processo de fermentação e a fabricação de bebidas alcóolicas. Além do prazer em estudar, a ocasião ofertava vislumbrar soluções para um problema que tínhamos interesse em resolver”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.