segunda-feira, 28 de junho de 2021

Agricultora colhe batata doce gigante no quintal de casa em Itagimirim

Uma agricultora colheu uma batata doce de 9,8 kg no quintal de sua própria casa, no distrito União Baiana, no município de Itagimirim, extremo-sul da Bahia. A planta foi cultivada por pouco mais de três meses e tratada somente com adubos naturais e sem fertilizantes.

“Já produzo há cinco anos e já colhi batatas de até 2,5 kg. Mas essa é a primeira vez que eu vejo. Me surpreendi na hora que eu cavei e achei essa batata. Fiquei impressionada”, disse a agricultora Maria do Socorro Rodrigues.

O próprio companheiro, o também agricultor João José dos Santos, foi quem levou a planta para pesar após a colheita e conferiu o peso da batata. “Eu fiquei impressionado pelo tamanho da batata. Gigante! Desse tamanho eu também nunca tinha visto. Ela pesou 9,8 kg”, afirmou.

Segundo o casal, eles não utilizam adubos importados ou irrigação. A planta se desenvolveu por três meses e meio e Maria explicou os cuidados utilizados no cultivo. “Quando limpo, eu não retiro os matos que ficam. Deixa apodrecer na terra mesmo. Sempre pego todo o mato e deixa apodrecer. Esse é o único adubo que tenho aqui”, comentou.

A engenheira agrônoma Ana Carolina Souto disse que as condições favoráveis do solo contribuíram para a batata alcançasse esse tamanho. De acordo com ela, o fato da planta dar origem a um único tubérculo foi determinante para que se desenvolvesse dessa maneira.

“A batata-doce normalmente costuma dar mais de um tubérculo, mais de uma batata por planta. Nesse caso, foi uma batata só. Então ela conseguiu concentrar o amido e as reservas que iriam para todas as batatas em uma só. Não é uma coisa impossível de acontecer, mas é um evento raro”, explicou Ana Carolina.

Não é a primeira vez que uma planta com tamanho acima da média é colhida no distrito de União Baiana. Em abril de 2018, um outro agricultor encontrou uma raiz de mandioca de mais de dois metros de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.