quarta-feira, 1 de maio de 2019

OS DEFENSORES E O DEFENSOR

Quero começar falando sobre as vidas dos santos mártires Cosme e Damião, que muito cedo foram estudar na Síria, na época, um grande centro de estudos e formação. Lá, os gêmeos se especializaram nas ciências e na medicina. Tornaram-se médicos famosos pela competência, obtendo grandes sucessos nos tratamentos, como também na caridade para com os doentes.

Por causa da profunda formação cristã que tiveram os irmãos, vivendo num mundo aganizado, decidiram atrair as pessoas para Jesus Cristo através do exercício da medicina. E faziam isso não de maneira impositiva ou constrangedora, mas, principalmente, através da caridade, do amor e da competência. Eles queriam curar as pessoas no corpo e na alma, levando a elas também os ensinamentos e a salvação de Jesus Cristo. Por este motivo, São Cosme e São Damião são os padroeiros dos médicos, das faculdades de medicina e dos farmacêuticos.

Escrever sobre pessoas, seres do nosso convívio ou personagens importantes da nossa sociedade, é muito difícil. Sobretudo quando evitamos a todo custo pontuar uma vida rica em ações positivas, em sucesso pessoal e da nossa própria comunidade; não podemos nos permitir mínimos excessos. As derivações de contextos tampouco, alusões ao “rasgando sedas” no conjunto das faculdades morais, conduta, brio e, principalmente, ao denodo, coragem e resiliência do nosso personagem, Dr. Cosme Araújo, magnânimo defensor dos mais humildes e desassistidos.

O Defensor, como é mais conhecido o Dr. Cosme, amigo de longa data, sempre se destacou em todas as difíceis empreitadas que assumiu. No campo acadêmico, formou-se bacharel com destaque e, de pronto, advogado; especializando-se como emérito criminalista e jurista de renome, tendo agregado ainda profundo conhecimento sobre o Direito Penal e Processual Penal. Advogado experiente, em mais de trinta anos de profissão, fez mais de trezentos júris, tendo sido agraciado com títulos, medalhas e homenagens por diversas agremiações sociais, clubes de serviços, em reconhecimento aos valiosos serviços prestados às pessoas humildes e às comunidades cujas bandeiras foram por ele aguerridamente defendidas no âmbito da política e dos direitos humanos.

Ilhéus e boa parte Bahia conhece Dr. Cosme Araújo, “um osso duro de roer”, corajoso e imbatível. Nada o intimida; polêmico, porém sempre embasado em contra argumentações bem sustentadas, fez por merecer em defesa da população; por isso, eleito quatro vezes vereador em Ilhéus. Na tribuna da Câmara, defendeu os direitos dos humildes, pleiteou melhorias para a população, denunciou corrupção e deu nome e c.p.f. dos corruptos, expondo-se corajosamente para implantar a ética quanto ao bom direcionamento e uso correto dos recursos públicos em favor da população.

Foi Presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, tendo trabalhado arduamente durante sua gestão com vistas a valorizar o papel do legislativo no âmbito da população ilheense. Foi o Presidente da Mesa Diretora que redigiu e votou a primeira Lei Orgânica do Município. Preocupado com as tradições e memórias culturais foi presidente da Maramata, tendo se destacado pelo empenho na ampliação do acervo e por haver sediado importantes eventos de interesse regional. Candidato a Deputado Federal na última eleição, com 17 mil votos, o advogado Cosme Araújo (PDT) não saiu vitorioso, mas foi o mais votado em Ilhéus na eleição para a Câmara dos Deputados, tendo conquistado 10.390 votos (13,09%), tendo seu principal concorrente adversário apoiado pelo prefeito Marão alcançado inexpressivos 2.347 votos, equivalentes a (2,96%). Mostra assim ao eleitorado ilheense e regional que temos uma liderança pronta, capacitada e vigorosa para ocupar importantes cargos eletivos, bem como no executivo, e colocar as bandeiras do desenvolvimento econômico e social de Ilhéus em destaque junto aos governos federal, estadual e lideranças progressistas na Assembleia Nacional. O Defensor, um ilheense cujo valor, competência e empenho devem receber o reconhecimento que lhe é devido, mercê da sua presença ativa e corajosa em defesa de Ilhéus e dos mais humildes cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.