domingo, 11 de novembro de 2018

SANTA LUZIA: JUNIOR FILHO DE MUSSUN É CAMPEÃO DA SÉRIE C DO CATARINENSE

A torcida do Próspera está em festa! No ano em que retorna ao futebol profissional, o Time da Raça fica com o título da Série C Catarinense e garante o acesso à Segunda Divisão estadual em 2019. Precisando da vitória diante do Atlético Itajaí, que tinha a vantagem do empate, em função da melhor campanha na primeira fase, o time criciumense não se acovardou e superou o adversário por 2 a 1, gols de Matheusinho – jogador formado nas categorias de base do Criciúma – e Maicon Santana, já aos 41 minutos da etapa final. Téssio descontou. A partida disputada na manhã deste domingo, no estádio Camilo Mussi, em Itajaí, terminou com a comemoração do Time da Raça, que contou com a presença de um grande número de torcedores no Norte do Estado. “No início ninguém acreditava, mas esse grupo é vencedor. Conseguimos o objetivo!”, comentou o técnico Paulo Baier, em lágrimas, logo ao final do jogo.
Na primeira etapa, o Atlético Itajaí iniciou uma pressão. Aos três minutos, Adrian cobrou falta e o centroavante Bruno Andrade foi derrubado, na área, mas o árbitro considerou lance normal e nada marcou. A partir dos cinco minutos, o Próspera equilibrou o jogo e partida ficou muito disputada, com marcação forte de ambos os lados e características dignas de uma final de campeonato. Aos nove minutos, Erinaldo Júnior fez boa jogada pela direita e cruzou, mas Juninho Lopes não conseguiu alcançar. A zaga do Itajaí afastou uma boa possibilidade do Time da Raça. Aos 11 minutos, Matheusinho buscou a conclusão, mas pegou fraco na bola e Edmar fez a defesa. Boa sequência do Próspera, que buscava o gol. Na resposta, Adrian cobrou falta da intermediária e Silvio Gomes desviou de costas, mas a bola saiu pela linha de fundo. Chances criadas de ambos os lados, em um jogo parelho.
Aos 15 minutos, após boa jogada de Mateus pela direita, Matheusinho recebeu fora da área e chutou forte, no canto de Edmar, que espalmou pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, aos 16 minutos, Gustavo levantou e Baiano cabeceou para abrir o marcador: 1 a 0 para o Próspera. O camisa 4 subiu sozinho e marcou. Três minutos depois, Gustavo fez boa jogada e tocou para Matheusinho, em contra-ataque, que chutou em cima de Edmar e perdeu a chance de ampliar. O centroavante Maicon Santana estava livre e reclamou por não ter recebido a bola. O time da casa sentiu o gol sofrido e perdeu forças no ataque. Bem postado, com duas linhas de quatro jogadores, o Próspera se defendia bem e saia em contragolpes.


Aos 26 minutos, o Itajaí chegou com Paulinho, que cresceu no jogo, e finalizou pela linha de fundo. A resposta do Time da Raça veio aos 28 minutos, Matheusinho fez boa jogada pela direita e bateu forte para a grande defesa de Edmar. O atacante do Próspera era o destaque da partida, com boas jogadas pelo lado do campo. Aos 32 minutos, Gustavo cobrou escanteio e Jessé cabeceou alto, pela linha de fundo. O time da casa apresentava dificuldades nas bolas aéreas e o goleiro evitava um placar mais elástico do Próspera. Aos 46 minutos, Silvio Gomes cabeceou no canto de Jonatas, que fez uma grande defesa para salvar o Time da Raça. “Faltou caprichar mais um pouco, mas mérito do goleiro deles que fez grandes defesas. Agora, é ouvir o que o professor Paulo Baier tem para falar e ficar com o título”, comentou Matheusinho, no intervalo.


Logo no início da etapa final, aos dois minutos, o goleiro Jonatas falhou e o zagueiro Téssio empatou a partida: 1 a 1. Adrian cruzou, o defensor do Itajaí se antecipou ao camisa 1 prosperano, que esperou a bola, e igualou o confronto. O gol saiu na abertura do segundo tempo. O gol dava o título ao time da casa. O Próspera voltou desligado e Mota, aos quatro minutos, chutou forte para a defesa de Jonatas, perto da trave. Aos seis minutos, Téssio teve nova chance, de cabeça, e quase virou o jogo, mas estava em posição de impedimento. Aos 12 minutos, Marcos chutou da intermediária e Edmar fez outra grande defesa, salvando novamente o time da casa. O goleiro do Atlético Itajaí era o destaque da partida. A resposta da equipe do Norte do Estado veio aos 14 minutos: Jonatas fez uma grande defesa em finalização de Bruno Andrade e Paulinho completou pela linha de fundo. O time da casa voltou melhor para o segundo tempo e marcando melhor os avanços de Matheusinho.
Aos 23 minutos, Matheusinho se livrou do adversário e entrou pela direita para chutar forte, a bola desviou em Silvio Gomes, mas Edmar se recuperou e fez outra grande defesa. O goleiro era destaque da partida. Aos 33 minutos, Jairo Balotelli teve boa chance, mas esticou demais a bola e Silvio Gomes afastou. No minuto seguinte, a resposta do Atlético Itajaí: Paulinho recebeu na área, chutou forte e Jonatas fez uma grande defesa, no rebote Adrian finalizou e o goleiro do Próspera fez outra intervenção importante, salvando o Time da Raça.
Aos 39 minutos, Wendel cobrou escanteio, Silvio Gomes cabeceou e a bola saiu pela linha de fundo. Entretanto, aos 41 minutos, saiu o gol do título: após cruzamento de Marcos pela esquerda, Maicon Santana completou para as redes de Edmar para fazer 2 a 1 e garantir o título. É alegria total da torcida prosperana, que definitivamente está de volta ao cenário do futebol profissional! “Esse grupo é merecedor. É a alegria depois de um trabalho duro. Ver a comemoração de todos, não tem preço. Eu fiz o gol, mas todos merecem. O Próspera é campeão”, encerrou o autor do gol que garantiu a taça.
Em contato com Junior de Mussun, representante santaluziense e baiano da competição, o mesmo relatou que 'Foi um campeonato muito difícil, onde só subia uma equipe a equipe campeã. Por isso um campeonato bem disputado. Chegamos na final por mérito, muito trabalho no dia a dia . Tivemos a honra de ser comandado por um grande profissional, um cara super campeão como atleta e hoje começando sua carreira como treinador, Paulo Baier. Enfrentamos a equipe do Itajaí na final, uma equipe de muita qualidade e de jogadores decisivos. Empatamos o primeiro jogo dentro da nossa casa de 1 a 1 e ganhamos fora 2 a 1. Conseguimos essa vitória fora de casa com muita raça e superações. Nosso grupo era bem unido, difícil formar um grupo tão fechado como formamos no Próspera. Entramos para história desse clube tão amado por todos aqui em Criciúma, depois de anos fora, voltar e já ser campeão e subir não é fácil . Queria parabenizar toda diretoria pelo trabalho que fizeram'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.