A Associação do Ribeirão das Varas, do município de Una, no sul da Bahia, através do seu Presidente Jorge Pereira “Jorge Kita”, realizou na manhã desta quarta-feira (17), no plenário da Câmara de vereadores, uma reunião com os Agricultores Familiares, para apresentar o programa do Governo Federal PNAE e PAAE.
Segundo Jorge Kita, o contrato foi assinado no dia 09 de outubro do ano em curso, cujo objeto será a Aquisição de Gêneros alimentícios da Agricultura Familiar Rural para alimentação escolar do IFBA/Ilhéus. O agricultor participante poderá ter uma renda de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais) anual, através de Declaração de Aptidão (DAP) ao PRONAF.
“Esse programa será uma renda extra significante pra o agricultor. A expectativa é que outras entidades da região, lancem mais editais que venham fomentar e acelerar o desenvolvimento desse setor produtivo em nosso município e região”, disse o presidente
Na reunião, também estava o Prefeito Tiago de Dejair, que na oportunidade disse aos presentes, que a Secretaria de Agricultura de Una está de portas abertas pra apoiar essa iniciativa da Associação do Ribeirão das Varas de buscar o fortalecimento da agricultura em nosso município. “ A pauta principal pra o próximo ano, será desenvolver projetos pra Agricultura Familiar em Una”, destacou o Prefeito
O gerente da agência do Banco do Brasil em Una, Sr. José Marcelo, presente também reunião apresentou algumas linhas de créditos existentes, explicando sobre a parceria entre a entidade e o agricultor familiar, além de comentar sobre experiências de sucesso em outras regiões trazendo ânimo aos agricultores presentes.
Já o presidente do Sindicato da Agricultura Familiar e Empreendedores da Mesorregião Sul Baiano-SAFER, Sr. Valmir Sousa, explanou sobre a necessidade de capacitar os dirigentes de associações para que possa desenvolver projetos evitando que o produtor rural caia nas mãos do atravessador.
A reunião prosseguiu e foi dada a palavra às advogadas Dra Livia Parada e Dra Renata Vilela, onde aproveitaram a oportunidade e deram vários esclarecimentos sobre pensão por morte e aposentadoria rural, esclarecendo assim as dúvidas dos associados e demais participantes da reunião.
O encontro contou com aproximadamente 70 (setenta) agricultores do município de Una, além da presença do prefeito Tiago, vice Nildo, representantes da CESOL, o agrônomo Ênio da Ceplac, Marcelo gerente do Banco do Brasil, advogadas Dra Livia Parada e Dra Renata Vilela, Valdir da SAFER, representantes da secretaria de agricultura de Una João Paulo, Jurandir e Ray, entre outros representantes de associações e sindicatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.