segunda-feira, 19 de março de 2018

EX-PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS PASSA EM VESTIBULAR NA FEDERAL


ex-preso por tráfico de drogas José Valverde, de 44 anos, deixou a prisão em 2017 e se dedicou para ingressar no mercado de trabalho e mudar a história de sua vida.

Morador de Campina do Monte Alegre (SP), sem um braço, mas com muita vontade de estudar. José terminou o ensino médio ainda na prisão, em Junqueirópolis, prestou o Exame Nacional do Ensino Médio e este ano passou no vestibular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no curso de Ciências Sociais.
“Soube que precisava de uma mudança. Em uma saída temporária, em 2009, vi que estava destruindo minha família. Como filho mais velho, não era esse o exemplo que queria passar aos meus irmãos e sobrinhos. Desde então, eu decidi retomar os estudos e começar minha vida do zero. E deu certo”, contou o ex-detento.
Ainda na prisão, entre 2014 e 2016, José se dedicou aos estudos para prestar o Enem, mas em nenhuma das tentativas conseguiu uma vaga em alguma universidade.
“Contei a eles [agentes penitenciários] minha vontade e comecei a estudar e terminei o ensino médio. Não passei no vestibular enquanto estava preso, mas não desisti. Eu costumo dizer que Deus me deu uma oportunidade de começar de novo, me deu uma nova vida”, diz.
A reportagem do G1 destaca que José cumpriu 13 anos de prisão por tráfico de drogas. Ele conquistou a liberdade em fevereiro de 2017 e procurou cursos preparatórios para prestar novamente o Enem. “Assim que saí da cadeia eu procurei o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) porque não estava conseguindo pegar meu histórico escolar na penitenciária. Através deles eu conheci um curso gratuito de preparação ao Enem. Fiz o curso e graças a Deus consegui passar pelo Enem”, conta.
“Quero ajudar os outros dando meu exemplo de vida. Muitas vezes não pensamos no quanto algumas atitudes podem mudar nosso futuro. Uma das coisas que aprendi com tudo que passei isso é que não chegamos a lugar nenhum sozinho e tenho muito o que a agradecer a Deus e a todos que confiaram em mim”, ressalta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.