terça-feira, 14 de novembro de 2017

BRASILEIRO ESTÁ TENDO MENOS FILHOS, SE CASANDO MENOS E DIVORCIANDO MAIS

O brasileiro está tendo menos filhos, se casando menos e se divorciando mais. Os dados estão em uma pesquisa, divulgada nesta terça (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Na comparação entre 2015 e 2016, pela primeira vez o número de nascidos registrados caiu em todas as regiões brasileiras. Em média, 5,1%. A maior queda foi na região centro-oeste.
Entre os estados, Pernambuco teve a maior redução de nascimentos. Especialistas de demografia dizem que há uma associação entre a situação instável de instabilidade política, econômica, e em particular em 2015, o vírus da zika.
Menos nascimentos registrados nos cartórios e menos casamentos, também, registrou o IBGE:queda de 3,7% na média nacional.  Das 27 unidades da federação, 20 apresentaram queda entre 2015 e 2016 - a de Alagoas, chegou a 12,5%.
Ao mesmo tempo, divórcios estão em alta. No ano passado, o número subiu quase 2,5% (2,38%) em relação a 2015. Mais do que por falta de amor ou de romantismo, o tabelião diz que os divórciso hoje em dia são mais frequentes por causa da facilidade de formalizar a separação.
O IBGE também divulgou o número de óbitos, que subiu quase 25% (+24,7%) nos últimos dez anos.
"A mortalidade infantil na década de 70 era a grande responsável pela maior parte dos óbitos no país. E nessa parte a gente evoluiu, né? E então elas passaram a representar um quantitativo bem menor e aí como as pessoas estão vivendo mais, então o peso dos óbitos está em cima da população mais envelhecida com 65 anos ou mais.”,diz Klívia Brayner de Oliveira, que é gerente da pesquisa estatística do registro civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.