quinta-feira, 5 de outubro de 2017

VITÓRIA! VOTO IMPRESSO É MANTIDO EM VOTAÇÃO NA CÂMARA

A Câmara dos Deputados decidiu na madrugada dessa quinta-feira a manutenção do voto impresso para as próximas eleições. A votação dividiu os partidos de esquerda, evidenciando que a manobra articulada pelo PT e TSE contrariou parcela expressiva do estamento burocrático. Foi emblemático durante a votação a mudança da orientação das bancadas do PMDB e do próprio PT, possivelmente objetivando alguma manobra regimental.
Por ora, obtivemos uma vitória parcial e relevante. Mas entendemos que o comportamento dos petistas e peemedebistas durante a votação sugerem que serão feitas manobras junto ao TSE no sentido de tentar por vias burocráticas e regimentais inviabilizar a obrigatoriedade da impressão do voto nas próximas eleições. Essa manobras irão ancorar-se inclusive no argumento da não anualidade da matéria em relação à data da eleição.
Portanto, entendemos que essa vitória que obtivemos hoje deve ser vista como  uma conquista importante, porém não definitiva. Precisamos e devemos continuar lutando para assegurar o voto impresso e a lisura e transparência em todas as etapas do processo eleitoral, e isto não está ainda de modo algum assegurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.