segunda-feira, 2 de outubro de 2017

PREFEITO VAI IMPLANTAR SISTEMA DE RASTREAMENTO NA FRONTA DE VEÍCULO PÚBLICO VIA GPS

   O monitoramento permite maior transparência ao uso do patrimônio público e evita prejuízos com multas e infrações de trânsito, roubo ou furto do bem, gastos com combustível e despesas de manutenção.

O prefeito de Araruna, Leandro César de Oliveira (PPS), vai implantar o sistema de rastreamento da frota do município por GPS. Todos os veículos, sem exceção, como ônibus do transporte escolar e de pacientes, carros de todas as secretarias, e máquinas pesadas do Obras, serão rastreados em tempo real.
De acordo com o prefeito, a prefeitura está montando um modelo de edital para a licitação e a expectativa é que o sistema já esteja implantado até o mês de março. Atualmente, segundo ele, o controle interno da frota, composta atualmente por aproximadamente 79 veículo, é feito manualmente com um diário de bordo.
O prefeito explicou que os motoristas e operadores serão cadastrados no sistema e receberão um dispositivo chamado i-bottom com o qual acionarão os veículos. “Cada funcionário público que, por exemplo, está credenciado a dirigir o carro terá consigo um i-bottom. Nele constarão todas as informações, desde vencimento da habilitação, nome completo e CPF do condutor. Enfim é a ferramenta que permitirá saber que num determinado momento aquela pessoa acionou o veículo e o utilizou em determinado trajeto”, destacou.
Ele informou que o dispositivo (i-bottom) permite ligar apenas um veículo específico no qual o condutor esteja habilitado a dirigir. “Por exemplo, o i-bottom de um operador que estiver habilitado para manusear uma patrola não permitirá ele ligar uma retroescavadeira. Da mesma forma, um motorista credenciado a dirigir um carro de passeio não poderá acionar um trator”, explicou.
De acordo com o prefeito, o objetivo é economizar e melhorar a gestão sobre o bem público. “Será um momento importante do poder público municipal de Araruna. Hoje, nossa frota gira em torno de 79 veículos entre caminhões, carros e máquinas de obras. Este monitoramento vai facilitar a vida do motorista no que se refere a defesa e controle de custos que venham a acontecer como multas, consumo de gasolina, enfim todo o controle possível que possamos utilizar para reduzir as despesas da nossa prefeitura”, falou.
O gestor comentou que a prefeitura terá uma central de monitoramento que permitirá controle em tempo real de todos os veículos oficiais e emissão de relatórios. “Também poderemos implantar as cercas eletrônicas, limitações de até onde cada veículo poderá ter seu trajeto definido, evitando assim desvio de rota. Algo que facilitará inclusive a defesa do servidor público em caso de acidente”, afirmou.
O prefeito acrescentou que o sistema já existe em várias empresas e órgãos públicos. “A ferramenta vai servir também até para proteção do próprio motorista para que não sejamos injustos com ninguém em caso de qualquer ocorrência envolvendo o veículo oficial”, falou. “Às vezes, por exemplo, pode acontecer de algum pai fazer reclamação de algum motorista que esteja correndo muito. Com este sistema, vamos ter condições de analisar o que realmente houve”, frisou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.