sábado, 15 de julho de 2017

JORNAL BRITÂNICO SE IMPRESSIONA COM SÉRGIO MORO E FALA EM 'NOCAUTE NA CORRUPÇÃO'


     Um dos jornais mais famosos da Inglaterra, o #Financial Times (FT), publicou uma matéria falando sobre a sentença do juiz federal Sérgio Moro , que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão.
       A publicação elogia a atuação do juiz e a luta dele no combate à corrupção. Foi um limpeza necessária, porém, paralisante. De acordo com a reportagem, a Operação #Lava Jato está de parabéns por tudo que tem feito ao povo brasileiro. A Operação mostrou esquemas criminosos que judiavam dos cofres públicos e tudo foi descoberto com investigações precisas, com imparcialidade e apartidarismo do Judiciário, ressalta a publicação.
   Um certo temor bateu sobre o cenário político brasileiro. Segundo a publicação, houve um nocaute onde toda a classe política foi contaminada e isso acaba se tornando um perigo para o futuro do país. Mas, o jornal acredita que sem a Lava Jato as coisas poderiam ser piores e tomariam rumos mais devastadores, como está acontecendo na Venezuela.
Denúncias
       O ex-presidente Lula é um dos maiores exemplos disso tudo. Há um tempo atrás, ele era o líder mais popular do Brasil, tinha metas de combate à fome e possivelmente ganharia as eleições em 2018. Porém, ao ser descoberta a corrupção dentro do seu governo, Lula se tornou alvo das investigações e foi constatado seu envolvimento em organização criminosa. As delações premiadas acabaram complicando a vida de Lula e do PT e cada notícia que vinha “afundava” ainda mais o ex-presidente, que ficava sem saída.
          O aprofundamento das investigações causaram incertezas na economia do país. Os investidores ficaram com medo da falta de estabilidade e isso dificulta a retomada econômica do Brasil, ainda mais com o presidente Michel Temer sendo alvo de graves denúncias.
A limpeza da Lava Jato
      A Operação Lava Jato merece o respeito de todo o mundo. Além de descobrir roubos no Brasil, foram encontrados esquemas fraudulentos em outros países.
        No ponto de vista do FT, condenar Lula foi um ponto positivo para que fosse feito a limpeza no país. Mas para ser mais perfeito as coisas, o jornal acha que deveria ser feito uma reforma no sistema eleitoral. Conforme a matéria, a corrupção está alastrada na máquina eleitoral brasileira e algo precisa ser feito.
         O próximo presidente, quem quer que seja, terá um grande trabalho pela frente. Ele vai precisar resgatar a confiança dos brasileiros na política e fazer reformas no sistema eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.