quinta-feira, 15 de junho de 2017

SANTA LUZIA: CORPUS CHRISTI REUNI VÁRIOS FIÉIS NA MONTAGEM DOS TAPETES


Está sendo realizado entre Avenida Dois de Julho e  nas ruas Euclides Batista de Brito, São Judas Tadeu e Santa Luzia, a montagem dos tradicionais tapetes em comemoração de Corpus Christi. Como em anos anteriores, a confecção dos tapetes de Corpus Christi em Santa Luzia vão exigir vários sacos de serragem, sal,  casca de café que serão utilizadas na confecção dos tapetes que é Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município.


Corpus Christi

A celebração do Corpus Christi teve origem no século 13, mais precisamente em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo que apontava não haver festas para honrar esse sacramento.
A Bíblia diz que durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e em seu sangue.
E foi a partir da visão e da cobrança de Jesus, que a freira belga lutou para que houvesse um reconhecimento da data, que mais tarde ficou conhecida como Corpus Christi, quando, em 1264, o papa Urbano 4º consagrou a festa para toda a Igreja a partir da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida.
Além da missa e procissão, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição foi ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até colégios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.