quarta-feira, 13 de julho de 2016

QUAIS DOENÇAS PODEMOS CONTRAIR DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO?


Depois de uma mulher de 70 anos ter ficado 30 dias hospitalizada após ter contraído uma bactéria por uma lambida de um cão no Reino Unido, a preocupação sobre quais doenças podem ser transmitidas por animais de estimação voltou à tona. 

Para que você fique alerta fizemos uma lista com as principais doenças, como raiva, toxoplasmose, micoses, parasitas, entre outros. Entre as pessoas com maior risco de serem infectadas estão crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido, como portadores do HIV, em tratamento com quimioterapia e pessoas que vivem em ambientes fechados com aglomerações. Em 99% dos casos, os cães são os transmissores da raiva, diz o médico infectologista Gustavo Johanson, do Hospital Albert Einstein. A doença pode passar para o ser humano tanto pela mordida quanto pela arranhadura. A veterinária Ana Silvia Dagnone, professora do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), alerta que quando se chega na fase sintomática da raiva, ela é rapidamente fatal para seres humanos e animais. "Há raríssimos casos no mundo em que se registrou a cura da raiva", diz. Por isso, é imprescindível a prevenção, com a  vacinação dos animais.


Há dois tipos de doença, com sintomas diferentes. Na raiva paralítica, o animal pode ficar mais quieto que de costume, apático. Na forma raivosa, fica agressivo (rosna mostrando os dentes), evita beber água (tem espasmos dolorosos na faringe quando ingere líquido), e por isso pode salivar mais. A raiva só atinge mamíferos e pode ocorrer quando o cão briga e morde morcegos (hematófagos ou frugívoros) infectados ou é picado por morcegos hematófagos ou pelo contato com outros animais infectados. É uma situação, rara, mas mesmo um gato de apartamento pode ter contato com um morcego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.