sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

NÚMERO DE CASOS DE MICROCEFALIA DOBRA NA BAHIA; GOVERNO ADMITE SEIS MORTOS

A Bahia tem 112 casos suspeitos de microcefalia. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (4) pelo governo do Estado. Segundo os dados, as notificações foram registradas até a última terça-feira (1º) em 34 municípios. Até agora, 26 casos da condição neurológica foram confirmados. Desse total, seis bebês já morreram nos municípios de Salvador, Itapetinga, Olindina, Tanhaçú, Camaçari e Itabuna. 

Salvador é a cidade com o maior número de casos notificados, com 69. Em seguida aparece Feira de Santana com quatro e Lauro de Freitas também com quatro. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), informou que os casos notificados como suspeitos estão sendo investigados e classificados, seguindo a orientação da Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde. 

Até o dia 28 de novembro, o último boletim do Ministério da Saúde considerava apenas 37 casos suspeitos em todo o estado, deixando a Bahia na 6ª posição no país. Dessas notificações, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou que 13 casos eram microcefalia. O dado era o mesmo fornecido desde o dia 12 de novembro, quando foi divulgado o primeiro boletim sobre a doença.

Mudança

Segundo o governo, o número foi atualizado seguindo o padrão estabelecido até esta quinta-feira (3) pelo Ministério da Saúde, no qual considerava bebês com microcefalia aqueles que tivessem perímetro cefálico igual ou inferior a 33 centímetros. No entanto, no mesmo dia o Ministério da Saúde adotou outro critério, também usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em que é considerado o perímetro encefálico igual ou menor que 32 centímetros.

Nesse novo critério, a Bahia possui 87 casos notificados. A Sesab também ressalta que há 42 notificações em que o perímetro cefálico não foi informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.