quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

JUSTIÇA DETERMINA BLOQUEIO DO WHATSAPP POR 48 HORAS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL

WhatsApp será bloqueado pela Vivo, TIM, Oi e Claro a partir da 0h desta quinta-feira (17). O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal confirmou o recebimento de uma intimação judicial, que também afeta os clientes da Sercomtel e Algar Telecom. A decisão tem validade de 48 horas.

A medida cautelar foi imposta pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, após um pedido do Ministério Público, feito com base no Marco Civil da Internet. Segundo a Justiça, o aplicativo “não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015”. O processo criminal corre sob sigilo e o autor da ação não pode ser informado.
O sindicato informou que todas as operadoras afiliadas têm condições técnicas de realizar o bloqueio, mas não soube dizer como Claro, TIM, Vivo, Oi, Sercomtel e Algar Telecom vão implementar a suspensão. O órgão também não soube dizer se o bloqueio será implementado nas redes Wi-Fi mantidas pelas prestadoras de telefonia móvel.
App mais usado do Brasil
O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, segundo pesquisa revelada nesta semana pelo Ibope Inteligência. Em seguida aparecem o FacebookYouTube e Instagram. Segundo o levantamento, realizado via internet com 2 mil usuários, 93% deles disseram ter o mensageiro instalado no celular.
Ranking de apps mais usados no Brasil (Foto: Divulgação/IBOPE)  (Foto: Ranking de apps mais usados no Brasil (Foto: Divulgação/IBOPE) )Ranking de apps mais usados no Brasil (Foto: Divulgação/IBOPE) (Foto: Ranking de apps mais usados no Brasil (Foto: Divulgação/IBOPE) )
Estimativas indicam que o aplicativo deve encerrar 2015 com mais de 900 milhões de usuários ativos no planeta. Em comparação, o Facebook tem 1 bilhão de usuários ativos diários e o Instagram, 300 milhões.
Procurado pela reportagem, o WhatsApp não comentou o assunto até a publicação desta matéria.
– Histórico
Em fevereiro, o app foi alvo de outro mandado judicial determinando seu bloqueio. A decisão foi expedida pelo juiz Luis Moura Correia, de Teresina (PI), que alegou que os responsáveis pelo software se recusavam a fornecer informações sobre uma operação policial realizada em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.