quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

CANAVIEIRAS: 1ª LAVAGEM DO BECO DO BERIMBAU RELEMBRA TRADIÇÃO FESTEIRA DO LOCAL

Uma alvorada pirotécnica às 5 da manhã, um “café” reforçado com mocofato e cachaça como aperitivo – como manda a tradição – anunciou que o segundo sábado do mês de dezembro é dia festa na Confraria do Berimbau. Este ano sábado (12), os festejos só mudaram de nome e o antigo Troféu Galeota de Ouro agora ostenta o nome de Lavagem do Beco do Berimbau.


A mudança em nada mudou o ânimo dos confrades e frequentadores d'O Berimbau, que festejaram o retorno das atividades festivas, agora em novo horário: Das 9h51min às 18 horas. Neste espaço de tempo, muita cerveja gelada, churrasquinho de gato e cachaça dos mais variados tipos, em espaço apropriado – a Reserva Alcoólogica – ganhou público cativo.


Duas atrações musicais – O Sambão do Camarão e JC Musical (Jorge e Denise Carvalho - animaram a Lavagem, com um vasto repertório, que incluiu músicas de balcão de botequim. Dos velhos aos novos participantes, todos foram unânimes em ressaltar que a lavagem veio para ficar, pois reuniu todas as características festeiras, como boa música, cerveja bem gelada, cachaça quente, tira-gosto e bate-papo entre os amigos.


Segundo o organizador do evento e diretor d'O Berimbau, José Gama, ou Zé do Gás, até mesmo os antigos frequentadores e que agora são abstêmios participaram de toda a Lavagem, a exemplo de Antônio Tolentino, o Tolé. O Berimbau funcionou por cerca de 40 anos e com a morte do seu proprietário, Neném de Argemiro, em 2005, o botequim mais famoso de Canavieiras encerrou suas atividades, sendo reaberto por Zé do Gás.


O Berimbau reúne entre seus clientes pessoas das mais variadas profissões, que têm em comum o prazer pelo bate-papo numa mesa ou pé de balcão, bebendo iguarias etílicas e comendo o que já de melhor na gastronomia. A cada sábado um dos confrades oferece um prato de “sustança”, com exceção do primeiro sábado de cada mês, quando é servido o prato oficial da casa: o mal-assado.

Este ano, a 1ª Lavagem do Beco d'O Berimbau contou com a participação de pessoas de Canavieiras e outras cidades, a exemplo do advogado itabunense Augusto Ferreira, frequentador costumeiro das praias canavieirenses. Para o próximo ano, a Lavagem d'O Berimbau promete se repetir, dentro dos mesmos moldes da deste ano. “Vamos organizar o próximo evento com a mesma tranquilidade deste, priorizando a reaproximação dos amigos”, concluiu Zé do Gás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.