quinta-feira, 3 de setembro de 2015

TRAVESTI VOLTA À IDENTIDADE MASCULINA E DEPOIS DESISTE: 'BATALHÃO DE CONFLITOS'

"Há desejos na vida que não entendemos e não sabemos explicar", revela Paula Lins, de 39 anos. Há um mês, reassumiu a identidade feminina após uma série de reviravoltas. Ainda garoto, aos oito anos, já se interessava por atividades consideradas de meninas à época, como brincar de cozinha. Também se sentia atraído por outros meninos, mas ainda não entendia. Aos 12, saiu de casa e durante seis anos tomou hormônios femininos.
Aos 24 anos, Paula abandonou o nome de Clécio Gomes Araújo e passou a se identificar como mulher. Deixou a cidade de Conceição do Coité, no semiárido baiano, e morou em Salvador e na Itália. Quinze anos depois, de volta à cidade natal, retomou a identidade masculina. Foi abraçado por uma instituição religiosa, mas continuava sentindo-se à margem da sociedade. "Desisti não pelo sexo, mas pela falta de oportunidades", disse sobre a escolha de recuperar os traços de mulher.
Sem dinheiro e ofertas de emprego no mercado formal, Paulinha Lins, como é conhecida, se reencontrou com a atividade que fez parte da sua vida desde que se assumiu travesti pela primeira vez. "Estou em Salvador há 15 dias. Voltei a fazer programa na orla. Hoje, está bem mais difícil. A situação está terrível. Está pior do que quando comecei", revela.
Ainda com identidade masculina, saiu de casa aos 12 anos. Morava com os pais e mais 10 irmãos. Atraído por garotos, sentia-se diferente. "Eu estava entre os três irmãos mais novos. Eles tinham vergonha de andar comigo, me achavam afeminado. Meu pai me chamava de 'viado'. Entendo que as pessoas naquele tempo tinham dificuldade de aceitar", reflete. Sem perspectivas de futuro, decidiu ir para a sede do município morar com uma irmã.
"Era uma vida de muita dificuldade. Chegamos a passar fome. Decidi sair para estudar e trabalhar, mas não encontrava emprego. Passei a fazer atividades domésticas em uma casa. Uma mulher muito boa me deu essa oportunidade", disse. Nesse período, relata que encontrou uma prima que era travesti. Identificou-se com a história e passou a usar hormônios femininos. Foram seis anos usando as substâncias, até decidir ir para Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.