sábado, 30 de maio de 2015

SANTA LUZIA: IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE 2015

A saúde esteve em foco em Santa Luzia na quarta e quinta-feira (27 e 28), quando o município realizou a IV Conferência Municipal de Saúde, com tema: "Saúde e cidadania direito de todos". A Conferência aconteceu no Plenário Eustáquio Amorim Lopes da Câmara de Vereadores ,estiveram presentes durante os dois dias representantes do Poder Público, Conselheiros, usuários do sistema de saúde, trabalhadores da saúde e gestores.


Na abertura do evento, a secretária municipal de Saúde do município, Manoela Clécia, agradeceu a presença de todos, enfatizando o que representa a principal missão do SUS : o cuidado da saúde do cidadão. A secretária ressaltou a complexidade da atenção que envolve aspectos sociais, econômicos de inserção deste importante ator no centro das discussões técnicas do setor saúde para a promoção da saúde com a preocupação na melhoria da qualidade de vida da população. “Todos nós usamos o SUS, patrimônio do povo brasileiro, e precisamos cuidar e defender esse patrimônio”, disse a secretária.


A IV Conferência Municipal de Saúde de Santa Luzia, teve como palestrantes representando a Dires,Jorge Luiz Santos e Meire Núbia Santos de Santana,Presidenta do CMS, Odineia Barbosa Morais,representante dos Agentes Comunitários de Saúde,Erivaldo Brasil dos Santos ,representando o Prefeito,chefe de gabinete, Alda Sobral,Vereadores, Farlon e César Neves,Leitura do regimento interno, Ana Lucia Nascimento,Pastor da Igreja Batista, Rogério Rodrigues, representante da saúde, Laíse Farias,representante da Pastoral da Criança,Ozinete Barbosa Morais, médico da Unidade de Estratégias da Família de Nova Betânia,Dr. Aldir José Santos Magalhães, Secretário de Administração James Almeida, Secretária de Assistência Social,Viviane Ferreira,Secretária de Educação, Suzanny Gavazza. A Conferência também contou com a presença da comunidade do município de Santa Luzia. 



Os eixos temáticos discutidos na Conferência foram:


I Direito à Saúde , garantia de acesso e atenção de qualidade;
II A participação social; (Palestrante Jorge Luiz)
III Gestão do SUS e modelos de atenção a saúde;(palestrante Meire Núbia)

Após a apresentação dos Eixos Temáticos, aconteceu a Plenária Final onde foram votadas as propostas aprovadas nos Eixos Temáticos e foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual de Saúde.


A IV Conferência Municipal de Saúde foi encerrada com a apresentação do Relatório Final, documento que registra as decisões da Conferência e que será enviado para o Conselho Estadual de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.