sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

PM FICA FAMOSO APÓS SALVAR VIDA DE 6 BEBÊS E DUAS PESSOAS POR TELEFONE

Um policial Militar de São Paulo ficou famoso e recebeu uma condecoração por seu trabalho após conseguir salvar a vida de seis bebês, uma criança e um adulto por telefone. Especialista em salvamentos pelo 190, o cabo Marcelo Bertho Vieira, de 44 anos, ajuda famílias com vítimas de engasgamento.

No final de janeiro deste ano, uma menina com apenas uma semana de vida se engasgou com o leite e a mãe, desesperada, procurou atendimento no 190 de Mogi das Cruzes. Atendida pelo cabo Bertho, a mãe da pequena Maria Cecília conseguiu socorrer a filha até a chegada da ambulância.  
"Eu tentei ligar no Corpo de Bombeiros, mas estava dando ocupado.  Liguei no 190, o cabo me acalmou e me deu um passo a passo de como socorrê-la, ver se ela estava respirando. Foi o que salvou a minha filha, sou muito agradecida por isso”, disse Ednay Nunes dos Santos, 25 anos, em entrevista ao G1 Mogi das Cruzes. Ela mora com o marido, a bebê e mais um filho na cidade.
Segundo o PM, saber lidar com a gravidade da situação e o nervosismo da pessoa que busca socorro é fundamental para o sucesso do socorro. "A pessoa que liga normalmente está desesperada e quer um resultado rápido. É preciso mantê-la no controle para que ela escute as instruções”, garantiu.
A pequena Maria Cecília foi salva pelo PM em janeiro
(Foto: Ednai Santos/ Arquivo Pessoal/Reprodução)
Além de salvar crianças, o policial também já ajudou a manter um adulto vivo, quando o senhor obeso, de idade mais avançado, foi encontrado desacordado por uma parente.
Ela achou que ele tinha sofrido um infarto.
"Ele havia, na verdade, engasgado com o vômito. Pedi a descrição do estado da vítima por telefone. Pedi para que o virassem de lado e ai ele desengasgou. Pela descrição da forma em que ele foi encontrado, imaginei que não estávamos tratando de um infarto, e sim de um engasgamento", relembra.
A performance calma do cabo Bertho lhe rendeu o reconhecimento entre os colegas e moradores da cidade, assim como uma condecoração.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.