quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

CHUVA VOLTA A ATINGIR CIDADES DA BA, CAUSA DESLIZAMENTOS E INVADE CASAS

As chuvas que atingem o sul e sudoeste da Bahia deixam famílias desabrigadas e municípios completamente alagados nesta quinta-feira (18). Em Jequié, sudoeste do estado, entre as 21h de quarta-feira (17) até as 8h desta quinta-feira choveu 79,5 mm, o que equivale a 62% para os 30 dias de dezembro, segundo informações do técnico da estação meteorológica da Uesb, professor Rosalve Lucas. O volume esperado para o mês todo é de 127,8 mm.
Em Taperoá, no Baixo Sul do estado, a chuva que caiu na madrugada desta quinta-feira deixou a cidade alagada. De acordo com o morador Paulo Ricardo Aleluia, o temporal começou por volta das 2h e deixou famílias desabrigadas. Não há informações de feridos. [No vídeo acima veja as imagens registradas por ele às 6h30 desta quinta-feira]

Em Brumado, sudoeste da Bahia, os moradores encontram vários problemas na cidade por causa dos deslizamentos de terra, casas alagadas e possibilidade do rio transbordar. De acordo com a Defesa Civil da cidade, choveu cerca de 108 mm na madrugada desta quinta-feira.

Motorista ficou ferido e está internado no hospital de Brumado. (Foto: Lay Amorim/ Brumado Notícias)
Motorista ficou ferido e está internado no hospital
de Brumado. (Foto: Lay Amorim/ Brumado Notícias)
"Estamos fazendo o levantamento, ainda não há solicitações de desabrigados. Os maiores problemas são deslizamentos de terra, muros e árvores que caíram. O rio do Antônio corre o risco de transbordar. Caso isso aconteça, vamos precisar tirar as pessoas que moram na região ribeirinha de lá", explica o coordenador do órgão, Fred Neves. 
Uma casa da cidade desabou e atingiu um carro que passava pelo local. Não havia ninguém na residência no momento do desabamento, mas o motorista que estava dentro do veículo foi atingido e sofreu alguns ferimentos. O acidente aconteceu durante a madrugada e não há informações sobre o estado de saúde dele. Além de atingir o carro, o desabamento da casa também atingiu uma residência vizinha.
TRanstornos chuvas Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Temporal derrubou ponte na BA-001, em Ituberá
(Foto: Reprodução/TV Bahia)

A chuva que caiu na quarta-feira derrubou a ponte entre Ituberá e Nilo Peçanha, trecho da BA-001, e interditou a rodovia que liga o sul e o baixo-sul do estado, além de ser acesso a Itacaré e Ilhéus, regiões turísticas da Bahia e que recebe um número maior de turistas nesse período do ano.

Segundo o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), os condutores que estiverem do lado de Ituberá deverão usar a via Camamu/Travessão/BR-101, e quem estiver do lado de Nilo Peçanha deve usar a ligação Valença/BR-101. Ainda de acordo com o Derba, a regularização do trecho será realizada por meio da construção, ao lado da ponte, de um desvio no prazo de 15 dias e uma nova ponte no primeiro semestre de 2015.
Nesta quinta-feira, a chuva voltou a castigar a cidade de Ituberá e casas ficaram alagadas. Quem mora perto da cachoeira que transbordou e que fica dentro do município já está em alerta, de acordo com a assistência social da prefeitura da cidade. Os moradores dessa região serão encaminhados para a creche Nadha Monteiro, assim como aqueles que tiveram as casas invadidas pela água da chuva.
Igrapiúna

O nível de água da chuva que atingiu a cidade chegou a um metro, segundo informa a assessoria de imprensa da prefeitura de Igrapiúna. Com isso, a água invadiu casas, estabelecimentos comerciais, os Correios e a delegacia.

A estimativa é de que 1.080 pessoas estejam desalojadas. Os desabrigados estão sendo encaminhados para escolas da cidade. Uma delas já foi tomada pela água e as pessoas precisaram ser retiradas e enviadas ao Colégio Municipal Lenilton de Jesus Canela, que segundo a assessoria da prefeitura, está localizada em um ponto mais alto da cidade.
Apesar da chuva, ninguém está desaparecido, nem há feridos nesta quinta-feira por conta da enchente.
Asfalto de um bairro na cidade de Igrapiúna rompeu por conta do temporal. (Foto: William Boy/ Prefeitura de Igrapiúna)Asfalto de um bairro na cidade de Igrapiúna rompeu por conta do temporal. (Foto: William Boy/ Prefeitura de Igrapiúna)
Correios e delegacias ficaram alagadas com a chuva, em Igrapiúna. (Foto: William Boy/ Prefeitura de Igrapiúna)Correios e delegacias ficaram alagadas com a chuva, em Igrapiúna. (Foto: William Boy/ Prefeitura de Igrapiúna)
Lama fica espalhada após temporal na cidade de Brumado, na Bahia. (Foto: Wilker Porto / Brumado Agora)Lama fica espalhada após temporal na cidade de Brumado, na Bahia. (Foto: Wilker Porto / Brumado Agora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.