terça-feira, 7 de outubro de 2014

OCUPAÇÃO INDÍGENA CAUSOU ÚNICA VITÓRIA DE AÉCIO EM CIDADE BAIANA

O município de Buerarema, sul do estado, foi a única entre as 417 cidades baianas em que o candidato à Presidência do PSDB, Aécio Neves, superou a petista Dilma Rousseff. O tucano obteve 67% dos votos, contra 26% da presidente e 6% de Marina Silva (PSB). 



O postulante aliado a governo, Paulo Souto (DEM), derrotado por Rui Costa (PT), também venceu por lá, com 77% da votação. De acordo com reportagem da Folha, o resultado pode ser justificado por um forte sentimento antipetista, devido a um tenso conflito indígena por terra na região. Os moradores de Buerarema acreditam que Dilma permite cerca de 150 invasões promovidas por tupinambás desde 2012. Os índios querem demarcação de 47 mil hectares entre Ilhéus, Una e Buerarema. Produtores agrícolas se dizem prejudicados com a situação. "Não queremos esse governo do PT que gosta de índio. Índio não vale nada", disse o atendente de açougue e eleitor de Aécio, Romário da Silva. "Votamos em Aécio como opção contra o PT", entoou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Domingos Alfredo. A presidente do PT local, Marta Marques, admite a rejeição ao partido. "Mas acho que essa questão indígena vem desde o governo FHC, é problema antigo", afirma. A reportagem não conseguiu contato com o líder dos índios na região.

Um comentário:

  1. E quem vai pagar essas terra aos proprietários que investiu em plantios e emprega muita gente gerando renda.
    Os Iodinas dizem que as terras são deles mas como faz para identificar se e índios mesmo?; E sí estão falando a verdade já que agora tem malandro de olhos azuis dizendo que e índio ligitimo. kkkk

    ResponderExcluir

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.