sábado, 6 de setembro de 2014

SANTA LUZIA TEM O PIOR IDEB DO PAÍS, DIZ FOLHA DE S. PAULO.



Com o pior Ideb dos anos finais de ensino fundamental (9º ano) do pais, o município baiano de Santa Luzia ( a 524 Km de Salvador) enfrenta problemas como evasão escolar e analfabetismo funcional dos alunos.


Ideb é um indicador federal que alia desempenho dos alunos em provas de português e matemática com taxas de aprovação. Segundo ele, 16 estados registram piora no desempenho do ensino médio. O objetivo fixado pelo governo também não foi alcançada nos anos finais do ensino fundamental. 


Com uma rede de 29 escolas e 2.700 alunos, a prefeitura de Santa Luzia reconhece o desempenho ruim e diz que implantou um plano de ação para reverter o quadro ao assumir a gestão, no ano passado.


“ A gente não quer que dados sejam mascarados. A realidade vai nos mostrar onde precisamos melhorar”, afirma a secretária de Educação, Tenylle Nascimento.

Segundo a secretaria, a prefeitura implantou programas de reforço escolar para alunos de 6º a 9º ano e de acompanhamento dos alunos faltosos, com uma equipe multidisciplinar.

“A evasão e a indisciplina dos alunos, além do crescimento da violência, tem sido um enorme desafio. Temos buscado acompanhar os alunos que vivem em situação de vulnerabilidade”. Diz a secretária.

Em uma rede social a secretária de manifestou, falou de ações que estão sendo tomadas e apontou possíveis motivos do péssimo desempenho no IDEB de 2013. Vejam.

"Quero ser a primeira a falar sobre isso, acho justo e digno que assim seja. Durante o desfile da Independência realizado nesta sexta-feira (05/09/2014) recebi uma notícia que me deixou extremamente triste e ao mesmo tempo inquieta. Tive que dar a mais difícil entrevista que já dei. Santa Luzia - BA teve o pior IDEB nos anos finais do Brasil em 2013. Como falei na entrevista que dei a Folha de São Paulo repito aqui, já era esperado índices ruins para nossa Educação, pois afinal de contas foram muitos anos de descaso. No entanto, não quero aqui apontar A ou B como culpados, mas quero conclamar a toda comunidade de Santa Luzia, a toda comunidade escolar para juntos mudarmos esta realidade.
Comprometo-me a continuar lutando para juntos alcançarmos os nossos objetivos e revertermos este quadro. Vamos usar este dado negativo ao nosso favor, na segunda-feira próxima pretendo ligar para o MEC e pedir audiência com o Ministro da Educação para que ele possa também nos ajudar, pois afinal Santa Luzia também é Brasil.
Algumas ações para mudar esta realidade já tiveram início neste ano de 2014: O projeto de acompanhamento social e psicológico de alunos vulneráveis, educação integral em quatro escolas, que atendem mais ou menos 500 alunos, aulas de reforço, adesão ao PACTO nacional, rede de experiências.
Tenho consciência que o DESAFIO é grande, mas está posto diante de nós. Cada um precisa se vestir de sua responsabilidade". 



http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2014/09/1511651-municipio-baiano-com-pior-ideb-tem-problemas-de-evasao-e-analfabetismo.shtml 

11 comentários:

  1. A qui em St Luzia nunca ouve um bom planejamento pelos gestores anteriores ,o Secretario de Educação Sr Gervásio era um peso morto nunca buscou nada de novo nem nunca ligou para isso só se preocupava e receber seu auto salario e perseguir os seus pobres subordinados e ex colegas de profissão,pelos motivos mais banais tipo votou contra o ex prefeito ou teve uma opinião diferente a sua que sempre foi centralista e arcaica." Um verdadeiro ditador " Assim não tem sistema Educacional que funcione né.A atual secretaria dizem que apesar de não ser uma pessoa dinâmica, faz vários esforços e conseguiu créditos Instalação e implantação de novas atividades a serem implementadas nos colégios melhorando a qualidade de ensino dos alunos Santa-luzienses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com gênero numero e grau!!
      vamos muda essa triste realidade.

      Excluir
  2. E triste mas essa nossa realidade, infelizmente .

    ResponderExcluir
  3. tenho certeza que as autoridades competentes "prefeito, sec de educação Tenylle ,e veiadores" estarão empenhados mais para muda esse quadro em poco anos. Força neesa caminha TENYLLE!!

    ResponderExcluir
  4. E vai continuar assim....
    Ou seja, a tendência é piorar.
    São 200 dias letivos que os alunos tem que ter no ano. Em Santa Luzia quando chega a 150 dias é muito. E isso na atual gestão, que o que gosta muito é de propaganda. Implantou Ensino em turno integral, melhorando para alguns, em compensação outros têm apenas três horas de aula, perdendo 5 horas semanais o que corresponde a 20 horas mensais, o que dá um prejuízo de 5 dias no mês, ou seja, uma semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim claro isso e o que estamos colhendo e simplesmente o fruto da incompetência das gestões anteriores, quanto ensino tempo integral pelo menos ta funcionando para alguns ascendência e melhorar.
      nada vem sem esforço e trabalho coisa que nunca teve em gestões q passou

      Excluir
    2. conversa de oposição não hen

      Excluir
  5. AQUI É ASSIM MESMO Há MUITO TEMPO SÓ AGORA SÍ PERCEBI .Os jovens só pensão em festa quando termina o micareta no outro di a já esta pensando no próximo .QUEM VEM DE FORA FALA QUE NUNCA VIU UMA CIDADE PARA SER TÃO FACIL PEGA MULHER. A maioria das mocinhas cai em cima e pega tudo que vê pela frente. RESUMINDO A GRANDE MAIORIA DOS JOVENS SANTA-LUZIENSE TEM FAMA DE TUDO SÓ NÃO TEM FAMA DE ESTUDIOSOS

    ResponderExcluir
  6. Com Tennylle esse quandro vai muda para melhor co certeza
    A educação de nossa cidade vai ser uma das me.lhores

    ResponderExcluir
  7. Em quanto a cúpula da nova gestão afirma que tudo esta melhor que antes,vem os números de pesquisas serias e mostra o contrário.
    esta tudo errado,esse e o governo do autoritarismo onde o povo não tem seus anseios atendido

    ResponderExcluir

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.