quinta-feira, 14 de agosto de 2014

BONNER E FÁTIMA CRITICAM A FALTA DE RESPEITO NA INTERNET

Nesta quarta-feira, 13, enquanto esperava a decolagem de seu voo de Brasília para o Rio de Janeiro, William Bonner utilizou o Instagram para analisar as ofensas que recebeu nas redes sociais, em relação às perguntas feitas por ele aos presidenciáveis no Jornal Nacional, do qual é âncora. O jornalista pediu respeito e tolerância na Internet.





Leia o texto na íntegra

"Vejo com espanto como as paixões eleitorais momentâneas podem alimentar a intolerância de um tipo de eleitor que se considera suficientemente informado sobre os candidatos - e que nega às outras pessoas o direito de se informar. É aquele que não quer saber mais nada. Não quer ouvir explicação sobre nenhuma questão polêmica. E é um direito dele. O problema é quando não quer que ninguém mais tome conhecimento daquelas questões. E, por isso, insulta quem pensa de forma diferente, insulta quem cobra aquelas explicações de candidatos a cargos públicos. Isso se chama obscurantismo.
Tenho 30 anos de profissão e me orgulho de ter entrevistado candidatos à presidência do Brasil em 2002, em 2006, em 2010 e neste ano. Em todas as entrevistas, fiz e farei as perguntas que os candidatos prefeririam não ter que ouvir. Assuntos que lhes são desconfortáveis, incômodos. Assuntos que eles não abordam na propaganda eleitoral, obviamente. São assuntos de interesse jornalístico, são assuntos que o eleitor deve conhecer. Todos os candidatos que entrevistei, sem nenhuma exceção, sabiam que era papel deles prestar esses esclarecimentos - e que era meu papel cobrar as explicações. E isso sempre foi feito, de ambas as partes, de forma cordial, serena, respeitosa. Sempre.
É esse respeito que falta aos que usam o espaço de comentários de uma foto para insultar, agredir, praguejar contra o conteúdo eminentemente jornalístico de uma entrevista. Insultam não só a mim, como entrevistador, mas a todos os demais eleitores que desejam ser informados sobre as questões polêmicas de todos os candidatos, sejam quem forem. Essa intolerância eu faço questão de deixar registrada nos comentários. Alguma utilidade terá pra quem quiser analisar os frequentadores desse ambiente encantador e agressivo, enriquecedor e mesquinho, democrático e sectário que é a internet".
Na terça-feira, no Jornal Nacional, Bonner e Patrícia Poeta entrevistaram o então candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, que faleceu na manhã do dia seguinte em um acidente aéreo.
Fátima Bernardes, esposa do âncora e apresentadora do programa "Encontro", da Globo, também criticou a falta de respeito e as piadas feitas com a morte do político na Internet durante a atração.
"Fiquei chocada com a quantidade de pessoas que utilizam as redes sociais para algum tipo de ofensa pessoal. Sou de um tempo de que, se eu não gostasse do meu vizinho, eu não bateria na porta da casa dele para dizer algo contra ele, porque simplesmente respeitaria o luto. Ontem foi um dia que olhei para minha lista e tirei muita gente. Acho que é um dia para se respeitar o luto, independentemente de qualquer partido, de ser político ou não, de ser famoso ou não", disse Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.