quinta-feira, 5 de junho de 2014

Greves no Brasil são notícia na França; El Mundo chama país de 'manifestódromo'

As greves e manifestações no Brasil às vésperas da Copa do Mundo são destaques nos jornais da Europa. Na tarde de quarta-feira (4), o site do jornal espanhol El Mundo publicou uma reportagem chamando o Brasil de "Manifestódromo mundial". E nesta quinta, o Le Figaro, da França, escreve "Ameaça de greve geral no Brasil a uma semana do Mundial!

A imagem de bolas gigantes pintadas com uma cruz vermelha em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, ilustram ambas as reportagens.

O El Mundo diz que 42% da população é contra a Copa no Brasil, mas o clima para as manifestações não é tão grande quanto a vista em junho de 2013. "Mas, embora os protestos sejam menores, têm-se multiplicado e diversificado porque os trabalhadores também querem dividir o bolo no Mundial", escreve o jornal (leia a reportagem, em espanhol).

Já o Le Figaro destaca a greve dos funcionários do Metrô de São Paulo, e as ameaças de empregados de companhias aérea, como a Latam, de cruzarem os braços às vésperas da Copa. O jornal francês lembra as greves da polícia e dos professores e destaca que este ano as manifestações estão mais nas mãos dos sindicatos, e não da população, como em 2013 (leia a reportagem, em francês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.