terça-feira, 25 de março de 2014

CAMACÃ:FUNDAÇÃO HOSPITALAR REABRIU SUAS PORTAS PARA A POPULAÇÃO REGIONAL


Por Agnaldo Santos-A Fundação Hospitalar de Camacã, fechada a pouco mais de seis meses, por consequência de uma greve deflagrada pelos funcionários no dia 2 de outubro de 2013, reabriu suas portas em grande estilo, na manhã desta segunda-feira (24). A cerimônia de reabertura ocorreu na presença de várias autoridades dos municípios de Camacã, Pau Brasil, Santa Luzia, Mascote e Itabuna. O público camacaense marcou presença na cerimônia de reabertura da casa de saúde, numa demonstração de como a instituição fez falta quando fechou as suas portas. Estiveram presentes ainda a Secretária de saúde Aldeci Bezerra, a presidência da Câmara de vereadores, autoridades civis, militares e eclesiásticas. A prefeita Ângela Castro, e alguns vereadores.
O médico cardiologista e intensivista Almir Souza, novo presidente da Fundação, disse em entrevista exclusiva à reportagem d”o O Tempo Jornalismo,  que o objetivo a gora é fazer um projeto de sustentabilidade. Ele garante que a proposta, alem do atendimento 24 horas, vai estar agregando alguns procedimentos, evitando assim transferências para cidade de Itabuna e Ilhéus, o que vem acarretando os problemas de transportes. De acordo ainda com o novo presidente, 22 médicos, estarão atuando na nova Fundação Hospitalar. Serviços: Ele destacou alguns dos serviços, que estarão disponíveis.
A área especifica da cardiologia, contará com o eletrocardiograma, com atendimento 24 horas, e a parte ambulatorial composta com ecocardiograma, a parte de ergometria e mapa Holter. “Os exames de laboratório, nós conseguimos aumentar o contrato, saímos de 3 mil e trezentos por mês, para 9 mil e oitocentos procedimentos”disse. Ele refletiu que a parte de ultrassonografia geral, serão disponibilizados duzentos procedimentos mensais, que não eram disponibilizados anteriormente pela rede SUS. A unidade também terá disponível a undoscopia, que tinha uma oferta de 26 exames mensais, agora terá um procedimento de 180 atendimentos, além das cirurgias eletivas, com uma programação que ofertará 160 procedimentos cirúrgicos, mais 40 procedimentos na especialidade da ginecologia e obstetrícia.
A Fundação também foi contemplada com um serviços de tomografia computadorizada, onde será montado o aparelho, evitando transferências para Itabuna e Ilhéus. “Esse é nosso programa, nosso projeto para a reabertura inicial deste hospital. Funcionários: Almir Silva revelou também que todos os funcionários que trabalhavam na fundação continuaram na nova gestão. Ele frisou que foi feita uma reunião com o Ministério Público, onde foi acertada a continuidade do funcionalismo.
O presidente aproveitou a oportunidade para para parabenizar a postura da Dra Eveline, que conduziu muito bem este processo e agradeceu ao pessoal do sindicato. Ele argumentou ainda que a proposta inicial para o bom funcionamento da instituição, foi o de garantir o direito trabalhista, pois entende que eles pararam por falta de recebimento, porque o movimento não foi contra o funcionamento da Fundação. “Infelizmente chegou ao ponto que eles estavam trabalhando e não se tinha os recursos para se pagar a folha. Com nosso novo modelo de gestão, se tiver alguém que não se adaptar, vamos tentar fazer o treinamento, mas se for a opção deles, em estarem saindo, agente vai deixar que eles tomem o melhor caminho, sendo que nós temos que garantir que os direitos trabalhistas e os impostos sejam recolhidos e que eles não tenham nem um deficit neste novo período”, disse.
Centro de diálise: Ele finalizou dizendo que esta reabertura, só foi possível graças a atividade do ex-Secretário Jorge Solla. Esta foi uma promessa dele, que esta unidade seria reaberta antes do mês de junho, houve uma tentativa da abertura ser feita no início do ano, mas não foi possível, por insuficiência de documentação. Vocês podem ter certeza que é uma realidade a construção de um centro de terapia, para pacientes renais crônicos aqui em Camacã e vai contemplar não só Camacã, como 22 cidades que circundam a região, desafogando o sistema de Ilhéus e Itabuna”disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.