sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Santa Luzia: Realizada a Campanha Janeiro Roxo, mês dedicado à prevenção da hanseníase

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no período de (17/01 à 19/01) em todas as USF’s do município, a Campanha Janeiro Roxo, mês dedicado à prevenção da hanseníase.


A hanseníase é uma doença crônica e transmissível para outros indivíduos. A doença normalmente atinge a pele e alguns nervos, fazendo com que o paciente perca a força muscular, a sensibilidade tátil e a dor.


Quando o tratamento é feito corretamente a hanseníase tem cura, porém se o paciente não buscar ajuda as sequelas podem ser permanentes. 

Os principais sinais e sintomas da hanseníase são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência ao longo dos nervos dos braços e pernas; manchas brancas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele com quedas de pelos, especialmente nas sobrancelhas; áreas da pele muito ressecadas e com ausência de suor; nódulos (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos; diminuição da força muscular dos pés e mãos com dificuldade para segurar objetos.

O diagnóstico é realizado por meio do exame da pele e dos nervos para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas, motoras e/ou autonômicas.



Ao apresentar algum sintoma procurar a Unidade de Saúde da Família do seu bairro.



A prevenção começa pela informação! A hanseníase tem cura!

 

Prefeitura Municipal de Santa Luzia 

Secretaria Municipal de Saúde

Nosso Povo é o Nosso Progresso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.