terça-feira, 6 de junho de 2017

UNA: O MUNICÍPIO TEM A MAIOR DIVERSIDADE DE ÁRVORES DO MUNDO

O cenário ambiental do município está na contramão do divulgado esta semana pelo mapeamento florestal da ONG SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que revelou que devido ao desmatamento no sul do Estado, a Bahia foi a campeã nacional em destruição da Mata Atlântica entre 2015 e 2016.


Localizado na região sul do estado, a 503 quilômetros de Salvador, o município de Una tem a maior diversidade de árvores do mundo, sendo 450 espécies diferentes em um só hectare de floresta (Fonte: WWF Brasil). O cenário ambiental do município está na contramão do divulgado esta semana pelo mapeamento florestal realizado pela ONG SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O estudo revelou que, devido ao desmatamento no sul do Estado, a Bahia foi a campeã nacional em destruição da Mata Atlântica entre 2015 e 2016.
Acreditando que essa riqueza pode ser revertida em geração de emprego e renda se usada com responsabilidade, a Prefeitura Municipal de Una, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, lançou nesta segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Programa Una Cidade Verde, maior ação voltada para a preservação ambiental já implementada em toda a história da cidade.
Na ação de lançamento, o prefeito de Una, Tiago de Dejair, secretários municipais e alunos da rede municipal de ensino iniciaram a plantação de mil mudas de árvores nativas como pau-brasil, jacarandá, jatobá, cedro, ipê-amarelo, ipê-roxo e pequi-preto. Na sequência, o gestor assinou um termo de parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para implantação do Viveiro Municipal de Árvores Nativas da cidade. Também foram instalados os primeiros pontos de descarte do projeto Coleta Legal para recolhimento de pilhas, baterias de telefone celular e lâmpadas fluorescentes usadas.
O programa Una Cidade Verde será inicialmente dividido em cinco projetos voltados para a arborização da cidade, reflorestamento de nascentes e matas ciliares, descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, implantação do viveiro municipal de árvores nativas e capacitação ambiental. Durante toda a semana serão realizadas atividades educativas, de conscientização e comemoração na cidade. A ação conta com a parceria da Ceplac, do Instituto Biofábrica de Cacau, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da empresa de limpeza urbana Biomaq.
Preservação – Una também tem uma das maiores biodiversidades de fauna do planeta, abrigando diversas espécies animais ameaçadas de extinção, como o mico-leão-da-cara-dourada. Além disso, é o único município da região que possui Reserva Biológica (Rebio). A cidade também abriga diversas outras unidades de conservação, como o Parque Nacional (Parna) da Serra das Lontras, Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Una e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), com destaque para o Ecoparque de Una.
Devido a grande cobertura vegetal do município, em Una também ocorre uma das maiores incidências de chuva do Brasil, com precipitação mais ou menos uniforme durante a maior parte do ano, o que matem os níveis dos principais corpos d’água com um volume constante durante o ano inteiro. Essa incidência de chuva favorece a vida aquática no Rio Aliança, Rio Una, Rio do Ribeirão das Varas, Rio Maruim, Rio Doce e mantém a oferta de água doce de boa qualidade para a população mesmo em épocas onde outros municípios enfrentam secas extremas.

Conheça os projetos do programa Una Cidade Verde:

Renascentes – Ação de reflorestamento de nascentes e matas ciliares com o objetivo de recompor a vegetação no entorno de nascentes e em áreas marginais aos principais corpos d’água do município de Una, adequando-se à legislação e proporcionando a produção de água limpa, conservação de solos e controle da erosão, desenvolvimento da flora e proteção da fauna silvestre.
Arborizando – Já na primeira etapa de execução prevê a plantação de mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica do sul da Bahia nas principais ruas, avenidas e praças do município de Una. Posteriormente, será realizada a substituição de espécies exóticas e danosas localizadas em áreas públicas do município, como é o caso do fícus, promovendo assim, conforto térmico à população, sombreamento, ar de melhor qualidade, melhoraria do aspecto visual da cidade e sensibilização da população quanto à importância de um ambiente equilibrado.
Coleta Legal – Prevê a instalação de pontos de coleta de pilhas, baterias de telefone celular e lâmpadas fluorescentes usadas, evitando que estes produtos sejam descartados de forma incorreta, contaminando o solo e o lençol freático com elementos tóxicos como mercúrio, chumbo e cádmio, dentre outros, causando grandes impactos ao meio ambiente e à saúde humana.
Viveiro Municipal De Árvores Nativas– A implantação de um viveiro municipal de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica do sul da Bahia atenderá a projetos de reflorestamento no município de Una e região, com doação e vendas das mudas. O dinheiro arrecadado com a comercialização das plantas será vinculado ao Fundo de Meio Ambiente e revertido para a manutenção e melhoramento do próprio viveiro.
Capacitação Ambiental – Visa à capacitação de atores sociais de Una (agricultores, estudantes, empresários, associações, funcionários públicos, etc.) para atuarem como multiplicadores de conhecimento em assuntos relacionados ao meio ambiente. Outro objetivo do projeto é fornecer alternativas econômicas para os participantes das capacitações e seus familiares.Ascom/Pmu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.