terça-feira, 14 de novembro de 2023

Rio de Janeiro: 58,5°C tem recorde de sensação térmica com onda de calor sufocante

 

Tomaz Silva/ Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 58,5 °C na manhã desta terça-feira (14), a maior desde o início da medição por parte do Sistema Alerta Rio, em 2014. A medição foi realizada às 9h15 na Estação de Guaratiba, zona oeste da cidade.

Enquanto isso, os termômetros registraram 42,5 °C em Irajá, na zona norte da capital fluminense. O Rio de Janeiro está sob a massa de ar quente que atinge boa parte do Brasil desde o fim da semana passada.

Segundo o Alerta Rio, sensação térmica é um cálculo realizado com variáveis meteorológicas medidas, para quantificação da temperatura que o corpo humano sente, de forma generalizada. O índice de calor, ou sensação térmica, em regiões quentes como a Cidade do Rio de Janeiro, considera a temperatura do ar e a umidade relativa no seu cálculo.

Quando a umidade relativa é elevada, a taxa de vaporização do suor produzido pelo corpo é reduzida, fazendo com que ele mantenha mais calor, do que aconteceria em uma no ar seco mais seco, por exemplo.

Brasil registra recorde de consumo de energia em meio à onda de calor
O Brasil registrou recorde na demanda por energia na tarde de segunda-feira (13).

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), o consumo ultrapassou a marca dos 100 mil megawatts pela primeira vez desde que os dados começaram a ser monitorados.

O último recorde havia sido registrado em 26 de setembro, quando o consumo chegou a 97 mil megawatts.

O ONS diz que o comportamento do consumo de energia tem como principal razão as ondas de calor no país.

CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.