sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Monitor da violência: Bahia registra maior número de mortes violentas no terceiro trimestre de 2022


A Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas no terceiro trimestre de 2022. As informações são do índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1º).

Entre os meses de julho e setembro deste ano, 1.168 mortes violentas foram contabilizadas, o que aumenta o índice anual no estado para 3.798, o maior do país até agora.

Neste ano, a Bahia ficou em primeiro lugar no ranking dos estados em todos os trimestres, que leva em conta homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Por isso, o estado registrou 2.630 mortes violentas, o maior número do Brasil no primeiro semestre.

Apesar do índice alto, os números são menores do que os de 2021, quando a Bahia registrou 4.252 mortes violentas entre janeiro e setembro, 454 a mais do que os registros de 2022. As reduções aconteceram nos três trimestres deste ano.

O crime mais registrado no estado é o homicídio doloso, com 3.691 casos, seguido de 60 casos de latrocínio e 39 de lesão corporal seguida de morte.

Março foi o mês mais violento no estado, com 498 mortes registradas. Deste número, 487 foram classificados como homicídios dolosos, seis como latrocínio e cinco como lesão corporal seguido de morte.

Já o mês com menos mortes registradas foi julho, com 380 mortes. Delas, 376 foram homicídios dolosos e quatro foram latrocínio. Não foi registrada nenhum caso de lesão corporal seguido de morte no mês.

Dados no Brasil

O Brasil teve uma queda no número de mortes nos nove primeiros meses de 2022: foram registrados 1.065 mortes a menos do que em 2021. Enquanto no ano passado o país contabilizou 31.252 entre janeiro e dezembro, neste ano o número foi de 30.187.

Além disso, no terceiro trimestre houve redução de 102 mortes.

O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.