sábado, 29 de outubro de 2022

Quem perdeu o debate

Senti um estranho alívio ontem ao fim do debate presidencial na Globo. Explico:toda vez que Jair Bolsonaro resgatava fatos pretéritos envolvendo a gestão de Lula,especialmente ligados à corrupção,eu tinha a sensação de que Alexandre de Moraes ia entrar no palco.Sabe aquela hora em que o William Bonner,que deveria ser apenas um moderador,se autoconcedeu direito de resposta para defender Lula?

Desde ontem à noite,me perguntam quem ganhou o debate,mas não consigo enxergar o enfrentamento entre o atual presidente e o ex-presidente em rede nacional,como uma ‘exhibition fight’.Até tracei algum paralelo com a luta entre Evander Holyfield e Vitor Belfort,ocorrida há um ano num cassino de Miami.Belfort nocauteou no primeiro round o pentacampeão dos pesos pesados.O resultado,porém,não deixou sequer um arranhão na imagem pública do americano.Belfort segue com a fama do bad boy.

Se o árbitro da luta fosse Moraes,provavelmente daria a vitória a Holyfield e expulsaria Belfort do ringue alegando golpe baixo.Volto à sensação de alívio.No debate de ontem,Lula e Bolsonaro desfrutaram das mesmas condições de “temperatura e pressão” para tentar convencer o eleitor.Mentiram bastante,mas também falaram grandes verdades. Verdades que não podem ser editadas por um tribunal,pois elas estão gravadas nos anais da história e disponíveis no Google em diferentes versões,inclusive ilustradas.Essa é a grande beleza da democracia!Cada cidadão deve ter a liberdade de buscar a verdade por conta própria,sem auxílio de tutores.

Enquanto Moraes planeja apertar o garrote das‘fake news’,inclusive em torno da imprensa tradicional e mesmo depois da eleição,os eleitores que distinguem facilmente mentira e manipulação de verdade nua se avolumam.Eles também começam a perceber que a Justiça no Brasil tem sido aplicada por juízes que se orgulham de dizer que julgam sem a ‘venda sobre os olhos’.

Termino este texto sem saber ao certo quem ganhou ontem,mas posso cravar quem foi o grande derrotado.Opinião:Cláudio Dantas/O Antagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.