segunda-feira, 25 de julho de 2022

Santa Luzia: Secretaria de Saúde realiza a Campanha Julho Amarelo, dedicada à prevenção e controle das hepatites virais

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou durante os dias (19/07 à 22/07) a Campanha Julho Amarelo, dedicada à prevenção e controle das hepatites virais.

A hepatite é uma infecção que atinge o fígado e na maioria das vezes são infecções silenciosas. Quando apresentam sintomas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C, mas também existem o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.

No SUS existem testes rápidos disponíveis para toda população, para a detecção da infecção pelos vírus B e C. Procure a Unidade de Saúde do seu bairro para realizar o teste, pois por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção.

Existe o esquema vacinal ofertado no SUS para a Hepatite A e B e para controle dessas doenças é de extrema importância manter as vacinas atualizadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.