sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Banco Central anuncia 3º vazamento de dados ligado ao PIX

 

O Banco Central informou nesta quinta-feira (3) que houve vazamento de dados de “natureza cadastral” relacionados com o PIX de clientes da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A. De acordo com o BC, dados cadastrais vinculados a 2.112 chaves PIX, contendo o nome do usuário, o CPF, a instituição de relacionamento e o número da conta, foram vazados.

Esse foi o terceiro vazamento de informações relativa ao PIX, sistema de transferência de recursos do Banco Central em tempo real. O BC informou, ainda, que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas “exclusivamente por meio do aplicativo de sua instituição de relacionamento”. “Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, acrescentou.

De acordo com o Banco Central, as chaves PIX são usadas para o recebimento de recursos, ou seja, é uma identificação facilitada dos dados de qual é a instituição de relacionamento, agência, conta e tipo da conta. “Isso significa que mesmo em posse dessa informação, não é possível o acesso ao saldo ou lançamentos da conta ou a realização de pagamentos ou transferências”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.