quarta-feira, 17 de outubro de 2018

NO DIA DA ERRADICAÇÃO DA POBREZA, O NORDESTE REGISTRA O MAIOR ÍNDICE DE PESSOAS QUE VIVEM EM SITUAÇÃO EXTREMA


De acordo com a pesquisa contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8 milhões de nordestinos sobrevivem com apenas U$ 2 por dia, o valor equivale a R$ 159 ao mês. O índice faz com que o Nordeste tenha o maior número de pessoas em situação de extrema pobreza em relação ao restante do Brasil. No interior da região, o número chegava a 6,07 milhões de indivíduos vivendo na pobreza extrema em 2016. Um ano depois, o indicador aumentou 11,2%, chegando a 6,77 milhões.
Natal-RN tem a situação mais preocupante de todas as capitais nordestinas. Registrou um aumento de 63% no índice de pessoas na extrema pobreza, seguida por São Luís-MA (48%) e Aracajú-SE (30%). Por outro lado, algumas cidades vão no sentido oposto, João Pessoa (-25%), Fortaleza (-13%) e Recife (-4%) registraram redução nas tabelas de pobreza.
De acordo com o economista Robespierre do Ó Procópio, a região Nordeste precisa ser inserida economicamente ao restante do pais. A falta de renda e educação de qualidade colaboram para o atual cenário. “Falta de políticas públicas claras que integrem o Nordeste ao país.  Quando você olha para o Norte, vê a zona franca de Manaus atraindo empresas, o Sul tem pequenas propriedades cooperativas produzindo e gerando riquezas, São Paulo é a locomotiva. Precisa dar renda para a população, formação de qualidade que permita que ela cresça. Além de outras políticas públicas que atraiam investimentos”, pontuou.
Para saber mais, confira a reportagem de Thayse Baracho, da TV Ponta Negra, emissora do Sistema Opinião:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.